Em meio ao caos vivido nos quase dois anos de pandemia, além da crise mundial em busca da sobrevivência, fomos sufocados por um clima pesado e duvidoso sobre o que seria do amanhã e se algum dia voltaríamos a viver da mesma forma de antes. Com o avanço das vacinações, nossas perspectivas para o ano de 2022 giraram em torno da esperança de poder respirar sem nossas máscaras no rosto e com aqueles que mais amamos ao nosso redor.
Já sabemos que a Moda é diretamente influenciada pelo comportamento social, além da política, geografia e diversidade cultural. Com isso, o que podemos tirar como tendência para o próximo ano? Leveza!
Separamos algumas dicas para quem, assim como nós, quer preparar o guarda-roupas para a chegada de 2022!
Tecidos naturais
Os tecidos naturais são aqueles cujas fibras são de origem animal, como a seda e a lã; ou vegetal como o linho, o algodão, ou o cânhamo. Devido as suas propriedades naturais, seus tecidos permitem flexibilidade para os movimentos do dia-a-dia, assim como colabora com a transpiração do corpo e controle de temperatura.
Destacamos o algodão orgânico de processo sustentável e o linho puro devido aos aspectos rústicos naturais da planta.
Consumir produtos sustentáveis e conscientes é uma contribuição individual para o combate a degradação ambiental.
Tricô, crochê e renda
Modelos de tricô, crochê e total look de renda desenharam o estilo de pelo menos duas tendências nas últimas temporadas de 2021.
Crochês e tricôs para Primavera-Verão precisam de fios leves, preferencialmente nas cores da estação. Os pontos vão tecer tramas mais abertas, produzindo um caimento mais fluido e um frescor que acompanham as estações.
Além de fazer parte da tendência estética, o consumo das peças colaboram com a produtividade das confecções manuais tradicionais de várias regiões do Brasil, incentivando pequenos produtores a crescerem e se manterem ativos no mercado da moda.
Transparência
Conhecida por ocupar as passarelas de moda festa ou peças noturnas, a transparência se apropriou do sol como ninguém, criando novas possibilidades de aplicações e uso durante a estação!
Mais do que isso, transparência também é uma palavra que simboliza o compromisso das marcas com suas produções, assim como a responsabilidade do consumidor ao procurar pelos produtos que correspondem aos seus valores.
“Para o Fashion Revolution, transparência significa a divulgação pública de dados confiáveis, detalhados e comparáveis sobre políticas, compromissos, práticas e impactos sociais e ambientais de uma empresa em toda a sua cadeia de valor. A instituição acredita que a prática gera maior prestação de contas – o que pavimenta um caminho de mudanças reais e necessárias na moda”.
Patchwork e Upcycling
O patchwork e o upcycling vem ganhando espaços cada vez maiores em confecções e grifes de grande porte. Os modelos de patchwork da Dolce & Gabbana já estão se tornando uma constante em seus desfiles de alta costura.
Aos poucos este perfil de negócios de moda está incluindo alguns modelos produzidos com estas matérias primas em suas coleções.
Para produzir patchwork em escala, já é possível terceirizar o serviço de mão de obra e comprar pontas de tecido de outras indústrias para completar o volume necessário, criando assim uma nova forma de impedir o crescimento da poluição do meio ambiente uma vez que a indústria têxtil permanece sendo uma das maiores responsáveis pelo descarte irregular de tecidos.
Comments