top of page

A contemporânea e sofisticada alfaiataria de Carina Fonsc

08/01/2024 por Anna Mattiello


Foto: Gustavo Marx (@gustavomarxny) / Ass. Foto: Carlos Moreira (@carloshmoreira_) / Na foto: Carina Fonsc Natural de Três Corações - MG, formada em Design de Moda pela Universidade FUMEC de Belo Horizonte, figurinista pelo Galpão Cine Horto e especialista em beneficiamento de tecidos pelo Denim City SP, Carina Fonsc conta em entrevista curiosidades sobre o mundo da Moda e revela alguns processos de criação da sua marca tão aguardada: CAVA Design.

Criada em 2022 pela designer Carina Fonsc, a marca CAVA Design é uma marca de alfaiataria casual que preza pela qualidade, durabilidade e exclusividade de suas peças femininas e masculinas. As peças são vendidas através das redes sociais da marca @cavanarua com divulgação de catálogo de modelos, medidas e preços.


Vídeo: João Castro (@castrorec) / Modelo: Marcos Coletta (@marcoscoletta) / Styling: Cookie (@xcoookiex)

Como você descreveria o papel de um designer dentro da sociedade atual?

Hoje o Designer se vê obrigado a cumprir funções para além do seu trabalho de criação, como acompanhamento de produção “chão de fábrica”, controles fiscais, emissões de notas, controle de planilhas e contato direto com fornecedores/clientes. O profissional que permanece com a ideia de que só se deve fazer aquilo pelo qual foi contratado é facilmente substituído pelo profissional que consegue compreender todo o funcionamento da cadeia e propor soluções eficazes para a empresa ou contratante. Qual o maior desafio em lançar uma marca?

Eu diria que os maiores desafios são reconhecer o seu público e estar atento às mídias sociais que devem ser alimentadas diariamente para que o engajamento da sua marca alcance sempre novos possíveis clientes. No último caso, a demanda se estende para as lojas físicas que também necessitam de um marketing bem feito.

Foto: Reprodução Instagram @cavanarua / Designer e idealizadora da marca CAVA Design, Carina Fonsc Qual a diferença mais notável entre ser estilista de uma grande empresa e ser estilista da própria marca que produz em pequena escala?

Meu maior desafio foi dosar as escalas. Trabalhei como Estilista na Cedro Textil durante 4 anos e produzia coleções com 6.000 peças em variados modelos com uma alta margem de gastos para o investimento. Ao criar a minha própria marca do zero, precisei considerar gastos que vão além da produção das peças como investimento em identidade visual, patente do nome e logotipo, desenvolvimento da coleção, levantamento de novos fornecedores, investimento de engajamento em redes sociais, entre outros investimentos que saem do meu bolso. É necessário estar preparado para essa transição e não desistir do seu negócio.                                                                       O que mais te inspira e qual essência você procura levar para suas criações?

Me inspiro muito no cotidiano das grandes cidades e na “correria” que vivemos ao executar diversas funções distintas ao longo do dia. Sempre procurei por peças duráveis e esteticamente atraentes, mas sempre encontrei pouca qualidade. Meu desejo é que as minhas peças atravessem gerações, ficando de pai para filho, neto e por aí vai.


Foto: Gustavo Marx (@gustavomarxny) / Ass. Foto: Carlos Moreira (@carloshmoreira_) / Modelos: Mônica Maria (@monimariamo) e Carlos Moreira (@carloshmoreira_)


Quais os principais passos para escolha de cartela de tecidos e cores para criação de uma coleção?

Priorizo muito o conforto, o caimento e comportamento do tecido no corpo, preferência por fibras naturais, fios tintos, tingimentos que utilizam baixa quantidade de água em lavanderias. A primeira coleção foi composta por Linho cru, Viscolinho, Sarja 100% algodão e gabardine de fio reciclado.

Como você enxerga a alfaiataria na vida contemporânea?

Muitas pessoas ainda acreditam que a alfaiataria está presa ao contexto formal ou uniformes de trabalho, mas o crescimento do consumo de segunda mão e o movimento da Geração Z em construir tendências que fogem da normalidade permitiu que as peças de alfaiataria fossem usadas na rua em qualquer ocasião, como Para ir á Padaria, nome da minha primeira coleção.

Qual dica você daria para quem tem vontade de criar uma marca?

Criar um bom capital, entrar em contato com todos os possíveis fornecedores e visitar o showroom sempre que possível para averiguar qualidade de entrega, investir em um bom designer para criar a sua identidade visual e obrigatoriamente gostar das redes sociais ou contratar um social mídia.


Foto: Reprodução Instagram @cavanarua

Você encontra as peças icônicas com designer exclusivo no perfil do Instagram @cavanarua e pode comprar por atendimento online via inbox ou whatsapp.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Moda de rua

Não quer perder nenhuma postagem?

Deixe seu e-mail aqui!

© 2018 by Jade Britto

bottom of page