top of page

A economia circular e o futuro da moda

Os questionamentos das formas de produção estão revolucionando o mercado fashion



A moda circular é um novo modelo industrial que nasceu a partir da necessidade de substituição da econimia linear onde os produtos são fabricados, vendidos, consumidos e descartados em um rápido intervalo de tempo. Os gastos de energia são caros, grande parte dos materiais utilizados não são de qualidade, cada modelo de produto é produzido em grande escala onde o que é consumido acaba sendo rapidamente descartado e o que sobra também.

O conceito de Economia Circular foi criado por Anna Brismar, fundadora e proprietária da empresa sustentável Green Strategy, mas foi Felix Ockbom, coordenador de sustentabilidade ambiental da H&M, que introduziu a Moda Circular na Suécia em 2014. A cadeia de produção linear no mercado da moda é, mundilamente, uma das mais poluentes, e a chegada do novo conceito possibilitou que novas medidas fossem encontradas para que as empresas possam se responsabilizar pelas mudanças de produção.


Entre as mudanças propostas, estão presentes a eficiência de recursos, longevidade das peças, ética de produção e consumo, originalidade, produção local, eliminação do uso de tóxicos, uso de fontes renováveis, biodegradáveis e recicláveis, reutilização de materiais, embalagens bio ou retornáveis, segurança do trabalho, incentivo a trocas, aluguéis ou empréstimos por produto.


Muitas empresas já estão se adaptando a fabricação consciente, investindo em pesquisas de novas fibras, novos tingimentos, substituição do plástico novo pelo recolhido nos oceanos, mas nenhuma ação será de fato eficaz se o consumidor também não se conscientizar sobre a procedência dos produtos que consome.

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page