Sustentável e circular são características do conceito que promete revitalizar o mercado da moda
Comprar peças em brechós, bazar, fazer escambo com amigas ou parentes e customizar uma roupa para ficar com cara de nova são práticas que todos já fizemos! O Upcycling já existe no mercado a muitos anos, mas só agora ganhou identidade.
Com o objetivo de evitar os desperdícios e resignificar peças que tinham como destino final o lixo, o Upcycling promove a conscientização do consumo fashion em pró da preservação do meio ambiente e da nossa responsabilidade como consumidor.
De acordo com levantamentos de informações da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil descarta cerca de 175 mil toneladas de sobras têxteis por ano e apenas 15% são reaproveitadas.
Para te ajudar a encontrar peças trabalhadas no processo de reaproveitamento têxtil, nós montamos uma lista com algumas marcas:
· Re-Roupa
· Pelff
· Olsen K
· Insecta Shoes
· Thrif-tee
· Tauko Design
“Nunca podemos nos esquecer da nossa importância em cada contexto, somos observados o tempo todo, somos produtores de conteúdo e a nossa vestimenta expressa muito o que pensamos e o que estamos sentindo", palavras de Gaby Loayza, do Up Coletivo de Upcycling de São Paulo.
Comentarios