top of page

Afinal, os homens sabem se vestir?

Aprender como se vestir bem e compreender o seu estilo é um grande desafio para qualquer homem. O problema é que este pode ser um conceito muito relativo e, com tantas referências diferentes, ele vai variar de acordo com cada personalidade, tipo físico e ocasião em que se encontra.


Muitos jovens estão na transição entre o estilo adolescente e o adulto, ou muitos adultos não conseguem desprender do seu estilo jovem. Assim, aparecem diversas dúvidas de combinações e identidade. Se vestir bem vai muito além do que a sua apresentação, é também quem você é, seus gostos e sua história.


Já estamos cansados de saber que a nossa imagem comunica, mas você já parou para pensar qual mensagem você está transmitindo através das suas roupas? Para desvendar esse mistério, convidamos a Consultora de Imagem e Estilo Kathy Guzmán para falar sobre a dificuldade dos homens em encontrar o seu estilo e qual o melhor caminho para dar início às descobertas da sua imagem.

Foto: Kathyuscia Guzmán, Consultora de Imagem e Estilo.


Quando falamos em moda masculina, quais são as maiores dificuldades dos homens em encontrar seu estilo?

Quando crianças os homens são totalmente desestimulados a gostar de roupas. Cabendo à mãe fazer as compras para os meninos, que vestem qualquer coisa que estiver por cima no armário. Este comportamento se mantém durante a adolescência até que, em determinado momento, esses meninos são cobrados a se vestir como homens, mas eles não têm a menor ideia de como fazer isso. Nunca foram treinados para isso. No passado, você até via o momento que o pai puxava o filho e o ensinava a dar nó na gravata, como se vestir e portar. Atualmente, no entanto, com cada vez menos famílias biparentais e a extensão do período da adolescência tardia, este momento praticamente se perdeu. Vemos homens adultos dependendo da mãe ou esposa para comprar suas roupas. Ou então eles até vão à uma loja, mas pegam as primeiras peças que o vendedor oferece e muitas vezes sequer experimentam. A maioria dos homens não sabe quais são suas preferências em relação ao estilo e nem o que cabe ou não usar nas diversas situações sociais. São adultos, mas ainda com aquela mentalidade infantil de vestir o que estiver na frente no guarda-roupa.


Podemos afirmar que os homens demonstram mais inseguranças do que as mulheres quando o assunto é moda?

Os homens demonstram mais comodismo. A moda masculina dos últimos séculos é mais limitada que a feminina e por este motivo demanda um maior cuidado com os detalhes, mas isto não é o que vemos na realidade. Já que têm menos opções, deveria ser mais fácil usá-la de maneira impecável. Entretanto, por nunca terem aprendido o que é vestir-se bem, os homens não conseguem entender quais são os pontos que tornam uma roupa adequada para eles. Isso naturalmente leva à essa insegurança, pois nunca foram incentivados a se interessar pelo assunto e saber conciliar suas preferências com as demandas do seu dia-a-dia.

Foto: Kathyuscia Guzmán em atendimento, Consultora de Imagem e Estilo.


Existe um código de vestimenta para o público masculino para ocasiões distintas? Quais são?

Sim. O dress code masculino tem as mesmas variações que o feminino. O erro mais comum é ver os homens vestidos de maneira mais informal que as mulheres. Eles costumam estar com roupas casuais em um momento que pede mais formalidade. O contrário também acontece. Às vezes trata-se de um evento mais descontraído, mas por ser uma ocasião social os homens aparecem vestidos de maneira muito formal. Isso, porém, não é culpa totalmente deles. Perdeu-se o costume de indicar o dress code de um evento, o que abre espaço para que essas confusões ocorram. Nos últimos anos, tem acontecido uma mudança de comportamento no ambiente dos eventos, como casamentos. Muitas cerimônias têm sido realizadas durante o dia e para estes momentos o traje masculino não deve ser de cor escura. Seja terno, paletó ou blazer, tem que ser em cores claras ou médias. Os tons escuros são reservados para eventos noturnos.


O que podemos esperar de tendências masculinas para o outono-inverno dessa temporada?

Para o Outono-Inverno de 23/24 vemos um retorno à alfaiataria, porém menos ajustada. Ainda não abandonamos totalmente o conforto ao se vestir, tão importante para o home office e isolamento social em função da pandemia. A principal mudança nas últimas coleções apresentadas foi na modelagem das as calças, que estão mais largas. Alfaitaria, jeans e calças em outros tecidos foram desfiladas nesta nova proposta. Acho que esta será uma tendência facilmente assimilada pelo público. Em breve veremos essas calças mais largas sendo usadas nas ruas, no dia-a-dia. Outra tendência, que vimos pouco no Brasil nas últimas décadas mas que poderia facilmente ser adaptada ao nosso inverno mais ameno são os casacos longos. Estes, se confeccionados em tecidos mais leves, podem ser usados por aqui e deixam o visual elegante.

É importante explicar que quando eu, Consultora de Estilo Pessoal, falo sobre tendências, não significa que seja algo que todos precisam ter. A tendência serve na Consultoria de Imagem para que o cliente entenda que terá mais facilidade e opções para comprar determinada peça de roupa que esteja na moda, mas isso será feito desde que esta peça esteja de acordo com as preferências do cliente sobre a imagem que ele deseja transmitir.

Foto: Kathyuscia Guzman em atendimento, Consultora de Imagem e Estilo.

Quais dicas você daria para os homens que estão em busca de mudanças estéticas através da moda?

Muitos jovens estão na transição entre o estilo adolescente e o adulto, ou muitos adultos não conseguem despreender do seu estilo jovem. Assim, aparecem diversas dúvidas de combinações e identidade. Afinal, se vestir bem é muito mais que a sua apresentação, é também quem você é, seus gostos e sua história.o de maior liberdade e criatividade para comunicação através das roupas. Recomendo então que, especialmente os homens, contratem uma Consultoria de Imagem, para tirar o atraso dos anos que foram afastados da compreensão sobre a linguagem não verbal das roupas e possam aprender de maneira eficaz como fazer escolhas assertivas na hora de comprar e se vestir.


Você pode conhecer mais sobre o trabalho realizado pela Kathyuscia no instagram clicando em @kathy.meudesigndeestilo.

137 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page