Você que gosta de moda, sabe o que é Batik? Já pensou em produzir suas peças utilizando essa técnica milenar? A Indonésia é o berço da técnica, símbolo cultural do país, o Batik é um processo artesanal de tingimento de tecidos. Além de ser uma bela e atraente arte, a estampa do tecido é completamente feita à mão.
Para esse tipo de pintura é utilizada uma cera quente resistente à tingimento, e sua produção é minuciosa. Os primeiros desenhos são feitos a lápis e sobre esses traços é aplicado a cera quente, que pode ser utilizada tanto para delimitar o desenho, como para preservar as áreas que serão coloridas em cores ou tons diferentes.
A ferramenta utilizada para aplicar a cera no tecido é chamada de ‘tijantjing’, um tipo de funil de cobre, responsável pela limitação de pequenas áreas dos tecidos.
Além do tijantjing, a cera também pode ser aplicada utilizando o ‘tjap’, um carimbo de metal desenhado. Mergulhado em cera quente e pressionado contra a superfície do tecido, diminui o tempo de produção do material.
Uma característica única do efeito da cera são as rachaduras (técnica conhecida como ‘craquelê’), que permitem a entrada da tinta nas fibras do tecido, e dá um toque especial e peculiar ao trabalho dos artistas.
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Comente abaixo e compartilhe com os amigos!
Comments