O nascimento da Moda se da ao comportamento e as necessidades da sociedade: como as pessoas se vestem, falam, o que elas almejam, quem elas gostariam de ser. Através desse comportamento, as marcas criam peças, coleções, produtos a serem vendidos, refletindo os desejos de consumo da sociedade.
Foto: Produção Anna Mattielo
É aí que entra o papel do Produtor de Moda! O profissional, muitas vezes, é o responsável por colaborar com o casting, roupas e acessórios para realização de desfiles, campanhas e peças publicitárias. O Produtor é responsável por levar as concepções das marcas presentes no papel para o entendimento do público, fazendo com que a ideia se torne atraente para o consumidor e atinja o seu objetivo final que é vender.
Para desvendar o cotidiano e os desafios enfrentados na profissão, convidamos a Produtora Anna Mattiello para contar sobre a sua rotina e dar dicas para quem tem vontade em apostar na área.
Foto: Anna Mattiello produzindo.
Anna é natural de Divinópolis (MG), formou-se em Design de Moda pela Universade FUMEC na capital mineira, acompanhou as produções do Minas Trend Preview e produziu o styling de campanhas de marcas como Frutacor, END, Fleche D’or, Foost; além da carreira musical do artista NOBAT.
Como surgiu o seu interesse pela área de moda?
Meu interesse pela moda surgiu através do meu envolvimento e vivência com a música, dança e teatro, nasci em uma família muito envolvida nas áreas culturais, isso realmente foi um grande incentivo. Quando eu era criança assistia muitos clipes de música na MTV e pouco tempo depois no Multishow, na tentativa de acompanhar minha irmã (nove anos mais velha que eu) cultivei gostos relativamente precoces (risos). Assim começou minha relação bem íntima com a música, que em vários momentos se cruza com a dança e o teatro.
A dança se fez presente na minha vida desde os 3 anos quando comecei a praticar Ballet e foi também nessa época que comecei a querer me posicionar através da roupa que vestia (nunca queria usar o que minha mãe escolhia pra mim). Além de ser envolvida pela dança, era extremamente encantada pelas roupas e figurinos, sempre estava atrás de algum motivo para “inventar moda” e me vestir de bailarina. Um pouco mais tarde, comecei a explorar o mundo criativo dos meus primos mais velhos, tínhamos a cultura de produzir vídeos cômicos (como o canal “Porta dos Fundos”) e de produzir peças de teatros para apresentar na casa da nossa avó. Todo esse processo de estudar e desenvolver textos, criar situações, cenários e personagens também me instigou muito a ter interesse por produção, moda, figurino e criação através da linguagem estética.
No início não conseguia distinguir muito bem o que realmente me encantava nessas áreas, mas com o tempo foi ficando explícito meus olhares sendo totalmente envolvidos por toda estética presente nas artes que eu consumia. A partir disso, comecei a perceber o que realmente me deixava vidrada ao assistir vídeo clipes, a junção da dança, da música, a ação performática com aspectos teatrais e todo o contexto estético que é facilmente percebido através das roupas, sempre foi o combo perfeito para os meus sentidos.
Você já se via envolvida em outros tipos de produção quando ainda era mais nova?
Com certeza! Não podia escutar falar de uma apresentação de dança ou teatro que a cabeça já borbulhava pensando nos processos de produção, criação de cenário, figurino e tudo que fosse possível usar a criatividade. Na escola também fui muito incentivada com projetos que exigiam todos os processos de uma produção, desde a movimentação para conseguir patrocínios até colocar a mão na massa montando cenário e afins.
Como você se encontrou dentro da sua carreira?
Na verdade acho que eu não me encontrei dentro da carreira, ela acabou me encontrando de alguma forma (risos). Acho que por sempre ter tido facilidade em produzir eventos e projetos, e por ter uma predisposição em liderar grupos, acabei me envolvendo em trabalhos no decorrer da faculdade que exigiam essas tarefas. Com o tempo fui crescendo, entendendo que as pessoas gostavam dos resultados que eu poderia ajudar a alcançar e fui entendendo também que eu levava jeito para produzir coisas em geral. Assim as oportunidades foram surgindo e eu abracei todas, sem nem pensar duas vezes, quando notei já estava extremamente envolvida.
Foto: Campanha Frutacor, styling Anna Mattiello
O que é a Produção de Moda para você?
Produção de Moda para mim é uma ferramenta extremamente necessária para organizar, segmentar e traduzir a ideia que está por trás de uma coleção/roupa em uma linguagem estética a ser facilmente captada por olhares leigos. É criar um contexto e inserir as roupas dentro deste contexto de forma bem pontual, a fim de alcançar um público específico, criando uma ponte entre produto e consumidor, através da linguagem de identificação e de informação.
Foi necessário investir em estudos ou especialidades para ter dinâmica e repertório no seu trabalho?
Sim, investir em estudo foi extremamente essencial para minha capacitação na área e sempre será necessário, já que é uma área em que as informações e significados renovam constantemente. Mas a prática foi ainda mais importante, pois é só a partir dela que conseguimos aperfeiçoar a sensibilidade estética e capacitar a reprodução de algo que está apenas no campo da ideia em algo concreto e palpável.
Quais são os maiores desafios do seu cotidiano profissional?
Meu maior desafio hoje em dia é conseguir alimentar minha sensibilidade criativa, visto que estamos em um tempo onde tudo é produzido sempre em grande escala e em curto tempo, apenas com o intuito de venda/consumo e não necessariamente de comunicação.
Foto: Figurino de Anna Mattiello para o artista NOBAT.
Como você constrói uma relação de confiança com as marcas parcerias e fornecedores?
Prezo muito pela troca mútua, por uma relação de trabalho onde os dois lados possam se beneficiar. Acredito que um diálogo claro e verdadeiro cultiva essa relação de confiança e procuro sempre dar visibilidade para os parceiros que confiam seus produtos a mim.
Quais dicas você deixa para quem quer iniciar a carreira de Produtora de Moda?
Indico, antes de mais nada, muita prática na área! Isso pode se dar a partir da prestação de serviço de assistência para outros produtores de moda. Com isso, procure estar em constante movimento de pesquisa, leitura e estudo de referências. Cultive momentos em que você possa consumir arte e cultura, isso sempre inspira muito!
留言