top of page

Coleção LUX de Ana Clara Mattar relaciona a Moda e o desejo de consumo

A coleção LUX, criada pela designer mineira Ana Clara Mattar, nos leva a refletir como a Moda está relacionada com o desejo de consumo, uma ferramenta de sedução.

Foto: Editorial coleção LUX


Lançada no 30ºFFM (Fumec Forma Moda), a coleção LUX da designer Ana Clara Mattar apresentou na passarela um novo conceito de clássico atemporal, explorando modelagens de alfaiataria e bordados exclusivos. Ana Clara se baseou nas pesquisas de comportamento de consumo de Moda e o desejo como ferramenta de sedução aplicado ao design.


A designer está prestes a lançar sua marca ATEMP em sua cidade natal, Belo Horizonte (MG). "O nome da marca vem da palavra Atemporal, que é o que eu mais prezo em uma peça. Posso garantir que as peças serão clássicas, mas ao mesmo tempo jovens e atuais. O instagram da marca @atempoficial já está ativo e nele consta todo o processo da coleção LUX", completa.


Questionada sobre o surgimento do seu interesse pelo Design de Moda, Ana Clara conta um pouco sobre o talento e a convivência com sua avó que é costureira e sua bisavó que também trabalhava com confecção de peças, além do apoio familiar em incentivar a carreira fashion sem questionar. "O meu interesse pela moda surgiu desde muito cedo. Minha mãe fala que desde pequena eu dizia que queria fazer moda na faculdade. Nem por um segundo tive dúvidas sobre qual curso fazer, isso se deve muito também a todo apoio que minha família sempre me deu".

Foto: Designer e Estilista Ana Clara Mattar


Para descobrir um pouco mais sobre quais reflexões e processos levaram à criação da coleção, nós do Versi Têxtil preparamos uma pequena entrevista com a designer:


Como surgiu a ideia para a temática da coleção?

Quando comecei a pensar em um tema para a coleção, já sabia que queria algo que pudesse aprofundar bastante, que teriam muitas referências enriquecedoras e que fosse um tema atual. Também sabia que queria trabalhar com alfaiataria e bordado. Felizmente, consegui juntar todas os elementos ao falar da imagem de moda como objeto de consumo e desejo.


Qual a relação da Moda e do desejo no seu ponto de vista?

Moda é desejo. O consumo é movido pelo desejo. Os consumidores de moda buscam isso. O maior objetivo das marcas fashion é encher os olhos do consumidor, produzir peças que sejam capazes de seduzir e encantar.


É possível afirmar que o consumo de Moda se deve apenas a fatores estéticos ou também comportamentais?

O consumo de Moda é uma junção de comportamento somado a estética. Cada vez mais precisamos entender os gostos e comportamentos dos consumidores, isso nos aproxima e nos leva a pensar em soluções práticas e acertivas em termos de design e criação de novos produtos. Tudo aliado a estética, que é o que vai atrair e surpreender o consumidor.

Foto: Editorial coleção LUX


O que torna uma peça clássica ou trend?

Peças clássicas são atemporais e versáteis. Peças trend são traduzidas em desejo e frescor. Com a coleção LUX, quis fazer um mix desses dois estilos, criando assim peças únicas, com uma inclinação para os clássicos, mas com uma abordagem jovem e contemporânea.


É necessário consumir em grande escala para saciar o desejo da Moda?

Não. Acredito cada vez mais que é possível consumir menos e "melhor", de forma seletiva. Por isso acredito tanto em peças atemporais, com bons tecidos e acabamentos, tendo assim uma durabilidade maior. É a pegada do consumo consciente, peças coringas, com boa modelagem e que permitam transitar entre vários looks e ocasiões.


Por fim, podemos afirmar que a Moda é uma ferramenta de sedução?

Com toda certeza. O maior papel das marcas é seduzir o seu cliente, proporcionar experiências diferentes, surpreender, atrair, criar uma atmosfera de sonhos. Existem várias práticas de sedução para conquistar o consumidor, desde a iluminação da loja até a embalagem escolhida. Tudo é pensado com todo o cuidado, tendo em mente o objetivo principal: fazer com que os olhos do consumidor brilhem.

Vídeo: Teaser coleção LUX


Para acompanhar o trabalho e os processos de produção da Ana Clara Mattar, acesse a página do seu instagram @anaclaramattar .


Editora: Carina Fonsc

80 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page