top of page

Como a Nanotecnologia atua no mercado têxtil?

O uso da tecnologia nas fibras promete revolucionar as necessidades do mercado têxtil!


Foto: A LIGHT UN LIGHT, Japan House SP


A descoberta da Nanotecnologia possibilitou ao mercado têxtil a criação dos novos Tecidos Inteligentes que atendessem diversas necessidades do mercado que, até então, não eram possíveis de serem fabricadas.


Desde a sua descoberta, a indústria de fabricação de fios tem fornecido material avançado na criação de produtos no setor da moda, decoração, casa e banho. Através das aplicações de nanopartículas, é possível manipular os componentes estruturais básicos, alterando as propriedades e características dos átomos e moléculas das fibras, criando um novo produto capaz de atender a diversas necessidades específicas.


Foto: Febratex Group


Os Tecidos Inteligêntes podem ter ação anti-bacteriana, minúsculas cápsular de agentes hidratantes, desodorizantes, repelentes contra insetos, anti-umidade, retardamento de chamas, proteção UVA e UVB, circulação de ar, luzes e refletores, fotosensibilidade, impermeabilidade, entre outros.


Na grande maioria dos países, a Nanotecnologia ainda é pouco explorada, seu custo é alto tanto para testes quanto para a produção, fazendo com que o retorno do investimento não cubra os gastos. O Brasil utiliza frequentemente as aplicações de nanopartículas em uniformes, linhas esportivas, calçados, roupas de cama, estofados e até papel de parede para decoração.


A empresa mineira Cedro Têxtil é uma das fabricantes de Tecidos Inteligentes no Brasil. Em seu site oficial é possível acessar o link WorkWear - Performance e Tecnologia (http://workwear.cedro.com.br/) para ter acesso aos produtos nanotecnológicos e suas propriedades.

94 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page