Quantas situações não enfrentamos no mercado de trabalho? Relação entre subordinados e gestores, convívio com pessoas de perfis distintos, trabalhos em equipe. Estamos mesmo preparados e informados para lidar com essas questões diárias no ambiente profissional?
Convidamos o escritor Wilson Britto, autor de 22 livros publicados, Mestre em Ética e Filosofia da Religião pela FAJE (Faculdade Jesuíta de filosofia e teologia) de Belo Horizonte, ex professor da Universidade Católica de Minas Gerais, SEBRAE, Fundação Dom Cabral e Una (Pós-Graduação Comércio Exterior); há mais de trinta anos atuando em consultorias realizadas no Brasil e no exterior na área de marketing, vendas, planejamento estratégico, gestão empresarial e formação de lideranças em nível de diretoria e gerências.
Atualmente Wilson é sócio consultor da empresa Britto Terra Pura; participa do Conselho de Administração da Empresa Mundial S.A; coordenador do Conselho Fiscal e membro do Conselho de Administração e o Conselho de Família do Grupo Canopus formado por inúmeras empresas que atuam em diversos estados do Brasil como a concessionárias Toyota, Honda, BMW, Nissan; além de ser sócio-diretor do Instituto Wilson Britto.
O que é a ética no trabalho?
O importante é reconhecer que o que as organizações mormente afirmam ser código de ética no trabalho em realidade é código de moral. Ética é universal; moral depende de um povo, região, organização. Abaixo segue trecho de meu livro “Ética, moral e utopia”.
Ética e moral têm significados etimológicos semelhantes... Importa esclarecer que o estudo da Ética comporta distinções em relação ao estudo da Moral, posto que esta diz respeito a um conjunto de normas, aceitas livres e conscientemente, que regulam o comportamento individual dos homens, ou seja, os princípios morais pressupõem regras de ações individuais materializadas em realidades históricas concretas. Já o estudo da Ética é mais abrangente, pois busca entender o comportamento moral dos homens quando inseridos em sociedade, relacionando-se, portanto, intimamente com a filosofia, vez que procura encontrar a fundamentação das questões que lhe são colocadas.
Como lidar com o desafio de trabalhar em equipe?
Entendo que o desafio principal é entender e aceitar as “diferenças”. Cada individuo possui seu caráter, seu talento, seus valores, suas potencialidades. E, talvez, o mais importante: caráter é uma herança que cada um recebe em seu nascimento. O caráter não se muda através de conselhos, treinamentos, ameaças ou punições. E do jeito que se é, de acordo com o caráter, se age.
Quais as vantagens de se ter funcionários éticos no ambiente de trabalho?
Uma organização possui seus valores que pautam sua atuação internamente e no mercado. Se tais valores compõem uma cultura de trabalho considerada ética, primordial é a necessidade de se ter em seus quadros funcionários cujo perfil atenda valores éticos.
Como lidar com empresas que não possuem um código de ética?
Para o que vem do “céu”, paciência; para o que vem da “Terra”, prudência.
Quais as vantagens de realizar treinamentos profissionais aos funcionários quanto aos
valores da empresa?
O importante em um trabalho não é somente o atingimento de metas, resultados, mas “como” essas metas são atingidas. Os valores vão trabalhar esse “como”. A vantagem em treinar os funcionários sobre a importância dos valores em uma organização reside na formação da cultura empresarial, de uma filosofia de trabalho.
Como reconhecer nossos valores enquanto profissional?
Entendo que consiste na identificação de quatro principais atributos que servem como elementos que pautam nossa conduta profissional: reconhecer nossos talento, nosso senso de dignidade, de liberdade e de felicidade.
Como assegurar os seus direitos trabalhistas?
Escolhendo uma organização que se preze por cumprimentos das leis trabalhistas. De onde não se tem, não se tira. Não espere da vida, do trabalho, de uma organização, aquilo que ela não possa lhe dar.
Conheça as obras de Wilson Britto seguindo a nossa lista de recomendações:
Um homem mau: aquele que encontrou a liberdade, a paz e a felicidade;
A Bad Man: The one who found freedom, peace and happiness
A Mão Invisível: e o destino dos homens;
The Invisible Hand: and the men’s destiny;
Le Main Invisible: et le destin des hommes
Inverno: um grande talento & um pequeno destino;
Hiver: un grand talent & une petite destination;
Caravelas: Um confronto entre a vida e a morte;
Caravelles: Une confrontation entre la vie et la mort;
Motivação ou cooperação: afinal, por que se trabalha? (Um dis-curso sobre o trabalho e qualidade de vida);
Kathmandu, a história de uma liderança natural, a liderança invisível;
O Conselheiro: A nobreza do talento estratégico;
O Bobo: Um diálogo entre o poder e moralidade;
Ela: a amante, seu papel, seus mistérios [um ensaio sobre a paixão e o amor];
As 7 heranças;
A Teia de Aranha;
O Milagroso;
Irene Cruz;
O Anel: Um legado àquele que almeja ser um grande vendedor
Ética: O fenômeno da compaixão na ética de Arthur Schopenhauer.
Meditação: História para jovens
Meditação: um caminho para serenidade, harmonia e criatividade.
Comments