Áurea nos ensina sobre a importância de se pensar nos impactos ambientais do mercado fashion.
Sustentabilidade é a marca registrada de Áurea, sua primeira coleção lançada em 2005, Entré Nós Mesmos, não foi só um trabalho de conclusão de curso, mas a concretização de uma carreira.
Formada em Design de Moda pela Universidade FUMEC de Belo Horizonte (MG), a designer deu continuidade nas suas pesquisas de materiais, práticas de tingimentos e mercado slow fashion, formalizando a marca em 2014 dentro dos valores socioambientais, voltada para o conforto e a beleza estética natural das mulheres .
“Em 2010 passei por uma reciclagem interna. Percebi excessos e desperdícios em mim, no meu lifestyle e comecei a promover pequenas mudanças, estudar sobre sustentabilidade, sustentabilidade na moda e vi que a minha marca poderia contribuir sim para a redução dos impactos sociais e ambientais de várias formas, mas principalmente através do consumo consciente”, relata a designer.
Todos os materiais utilizados na marca são prioritariamente nacionais, de origem natural, reciclável e, em breve, biodesign. Os tingimentos são feitos a partir de corantes ecoday e, assim como os fixadores, são produtos naturais.
Toda coleção é desenhada, criada e confeccionada dentro da prórpia sede, a distribuição e a produção são tercerizadas por um grupo de mulheres acima dos 60 anos na região noroeste de Belo Horizonte. Além de ser remunerado, o trabalho é uma terapia ocupacional, cada uma delas contribui com um processo diferente coerente com suas habilidades, os acessórios da marca e as embalagens de retalhos têxteis são um exemplo.
Áurea conscientiza outros empreendedores sobre a necessidade de se adaptar ao mercado sustentável: “Que o faça, já. Esta mudança é necessária para quem quiser se manter no mercado, a moda sustentável é um caminho sem volta. É só olhar com calma no nosso entorno: lixo, queimadas, plástico...”.
Para conhecer mais sobre o trabalho da Áurea Lúcia Moda Circular, acesse o instagram @aurealuciamodacircular.
Comments