Quais os tipos de couro na indústria fashion e a sua relação com o meio ambiente?
O Couro, na indústria da moda, é sinônimo de qualidade, durabilidade, estilo e tendência, mas também é o material mais polêmico por envolver a sustentabilidade, veganismo e economia agropecuária.
As queimas na Amazônia trouxeram com mais força a discussão sobre o assunto, países deixaram de importar o couro brasileiro devido aos desmatamentos de florestas para a criação de gado em grande escala.
Entre tantos debates, o mercado têxtil criou o couro ecológico e o couro sintético, e é sobre eles que vamos falar hoje.
Couro Legítimo:
O couro natural ou legítimo é retirado da pele animal (bovinos, bezerros, ovelhas, cabras, lhamas, camelos, porcos, cobras, cavalos, búfalos, cangurus, crocodilos, peixes, rãs, aves, avestruz etc.) que passa pelo curtimento, um tratamento químico para preservar a pele e impedir a putrefação.
Este couro tem qualidades que os couros sintéticos ainda não oferecem. Ele é permeável, permitindo que a nossa pele transpire proporcionando conforto durante o uso. É elástico e flexível, resistente à tração ou estiramento, resistente à abrasão (atritos).
“Os produtos químicos usados no processo de produção do couro podem ser bastante prejudiciais à natureza. Os resíduos provenientes desse processo necessitam de cuidados especiais para o descarte adequado. Porém, muitos curtumes ignoram esses cuidados e causam impactos negativos ao meio ambiente.”
Couro Ecológico:
Constantente confundido com o couro sintético, o couro ecológico está diretamente envolvido com o abate de animais. A sua diferença comparado ao couro legítimo está na forma com que é feito o curtimento das peles sem os metais pesados, são substituídos por substâncias alternativas, em sua grande maioria, substâncias de origem vegetal. Ou seja, esse couro é considerado ecológico porque os resíduos gerados na sua produção poluem muito menos o meio ambiente.
Couro Sintético:
O couro sintético não é retirado de nenhum animal, seu nome se dá apenas a semelhança nos aspectos do couro, sua origem é 100% sintética, pouco confortável e artificial, durabilidade e conforto são baixos.
O polietileno tereftalato (PET). Um dos materiais utilizados para a criação do couro sintético, é uma resina do grupo do poliéster usada em vários tipos de fibras artificiais. Pode ser reciclada várias vezes e já foi considerada uma alternativa mais ecológica até do que o couro ecológico.
“Ainda não se sabe exatamente quais são os reais impactos da produção destes e de todos os tipos de polímeros na natureza, mas já sabemos que eles também são poluentes. Diversos estudos e análises já mostram os efeitos prejudiciais dos microplásticos para os ambientes aquáticos de água doce ou salgada.”
Comments