top of page

Desenvolvimento de Produtos: Processos e Mercado

Atualizado: 4 de ago. de 2021


Sabemos onde encontrar as roupas que desejamos, mas temos dificuldade em definir quais tecidos são mais apropriados para confeccionarmos algumas peças. Afinal, como são feitos os tecidos?


a produção dos tecidos é necessário a obtenção dos fios, que vêm das fibras. Algumas fibras são naturais, por exemplo, algodão, , linho e seda. Outras são sintéticas, fabricadas pelo homem, como o poliéster. Com o material disponível, começa o processo de trançar, tricotar, enrolar e dar nós, o que pode ser feito manualmente ou com máquinas. Também é possível produzir tecidos prensando ou colando as fibras.


Para falar sobre o assunto, convidamos a gerente de Marketing e Produto Joanna Carrara, natural de Belo Horizonte. Joanna atua na área de desenvolvimento de produtos pela Cedro Têxtil a mais de cinco anos.


De que forma um desenvolvedor de produto têxtil age dentro do campo de Estilo?

O desenvolvedor de produto têxtil é responsável por tangibilizar as demandas da criação do campo de estilo. Os desejos, demandas e referências do estilo são transformadas em tecidos com estrutura, textura e demais informações de forma a possibilitar as criações dos estilistas.




Foto: Joanna Carrara


Quais processos fazem parte da profissão?

Pesquisa de tendências, pesquisa de mercado, futurologia e gestão de processos.


Quais os maiores desafios do mesmo?

Os maiores desafios estão concentrados em traduzir as demandas das tendências e consumo com as reais capacidades fabris e mercadológicas. As criações das equipes de estilo muitas vezes ultrapassam as reais possibilidades da indústria têxtil, sendo necessário adaptações que viabilizem os tecidos tanto em termos de custo como em termos de possibilidade real do maquinário.


Existem conhecimentos específicos a serem adquiridos para quem deseja iniciar a carreira no ramo?

Sim. Conhecimento de técnicas em pesquisa de tendências é um grande diferencial no ramo. Além disso, é necessário ter uma boa gestão de processos e análise de KPIs (indicadores de desempenho) para entender a efetividade dos desenvolvimentos lançados no mercado.


Os produtos são desenvolvidos através de demandas de mercado ou também é possível explorar a criatividade e inovação?

Os produtos são desenvolvidos a partir de uma mescla entre demanda do mercado e novas criações. É necessário compreender que as demandas do mercado são parte do processo, mas a criação é essencial para criar o desejo.


O Brasil é um grande desenvolvedor de produtos têxteis devido a grandeza e acessibilidade do algodão?

O consumo de algodão no Brasil é proporcional ao consumo de derivados têxteis. A título de exemplo, o jeanswear tem como principal matéria prima o algodão e sua demanda ocupam quase toda a capacidade de produção brasileira. Ainda assim, o Brasil é reconhecido por ser um seguidor em desenvolvimento de produtos têxteis e, comparativamente a outros países, possui muito a crescer.


Qual o diferencial do desenvolvimento de novos fios para o mercado de Moda?

O diferencial para o mercado de moda é a possibilidade de gerar peças com aspecto mais sustentável. Outra vantagem é a possibilidade de criar fios com performances diferenciadas que gerem na peça final um desempenho percebido pelo usuário, como já ocorre em tecidos usados na uniformização profissional.

64 visualizações0 comentário
Moda de rua

Não quer perder nenhuma postagem?

Deixe seu e-mail aqui!

© 2018 by Jade Britto

bottom of page