Foto: Juane Matos
Formada em Design de Moda na Univerisade FUMEC em Belo Horizonte (MG), a designer apresentou sua coleção Saudade no 29 Fumec Forma Moda que aconteceu no dia 28 de novembro na espaço A Central.
O nome Saudade veio do sentimento que Joanna carrega de uma experiência incrível morando na cidade de Covilhã, localizada na Serra da Estrela em Portugal. Durante um ano a designer cursou a faculdade de moda Beira Interior e lá teve acesso as práticas de criação de tecido a partir de materiais inusitados, projeto diretamente ligado ao movimento Fashion Revolution.
Ao retornar para o Brasil, decidiu criar sua coleção inspirada em algo que sempre a acompanhou, e essa ideia nasceu do seu sonho de viajar conhecendo o mundo, como uma nômade digital. "Durante meu período de intercâmbio, me aproximei da minha essência. Um verdadeiro reencontro. Descobri que minha vontade de conhecer o mundo não é a mesma que todos têm. Acredito que seja minha missão na Terra. Então, me aprofundei nos estudos do nomadismo digital, buscando algo que eu possa fazer para viver da forma que almejo.", diz Joanna.
Foto: Juane Matos
Apesar de projetar todas as peças sem definir um gênero de público, percebeu durante a sua convivência familiar, desde a infância, a dificuldade que seus irmãos mais velhos e amigos tinham em encontrar roupas masculinas que saíssem do básico.
"Tenho grande influência do universo masculino, que nasceu pela convivência com meus irmãos e seus amigos e sempre vi a dificuldade deles em conseguir peças que demonstrasse sua personalidade e estilo. Durante o curso desenvolvi meus trabalhos para esse público e entendi que para esse não poderia ser diferente."
Durante o processo de criação alguns materiais foram comprados como: os aviamentos e o linho, mas os demais tecidos vieram de retalhos de descarte, unidos pela técnica do patchwork, recebidos de doação da professora e orientadora Rosângela Mattana.
"Como já havia selecionado os tecidos que seriam utilizados, fiz os desenhos da coleção usando colagens com as padronagens dos próprios têxteis. Porém, sem medi-los (risos). Na confecção, juntamente a minha costureira, utilizamos a técnica de moulage para elaboração do patchwork, tentando ser fiel às minhas ilustrações. Tivemos que alterar algumas cores e tecidos, mas tivemos um sucesso de quase 100% quanto a fidelidade aos desenhos."
Foto: Luc Sidrim
Ao questionar Joanna sobre qual é a mensagem final que a coleção transmite, ela responde "Acredito que o maior ponto que pode ser ressaltado a partir da coleção Saudade é a conscientização sobre a altíssima taxa de desperdício na indústria da moda. O principal objetivo da coleção é demonstrar como esse material pode ser utilizado ao invés de descartado, diminuindo a produção de lixo têxtil, que é a mais poluente atualmente."
Para saber mais sobre o trabalho da designer, você pode segui-la no Instagram @joolemoos.
Comments