top of page

Designer transforma borracha colorida da Amazônia em joias

Atualizado: 19 de abr. de 2022


Há 18 anos, pouco se falava sobre sustentabilidade na moda, mas Flavia Amadeu já estava pesquisando e desenvolvendo produtos com novas tecnologias em borrachas Amazônicas, em parceria com o Laboratório de Tecnologia Química da Universidade de Brasília. “Venho de uma longa caminhada na seara da sustentabilidade, buscando inovar com o material da Amazônia e o valorizar a partir do design”, conta a designer de acessórios brasiliense, PhD em Design e Sustentabilidade pelo London College of Fashion, Mestre em Artes Visuais e Bacharel em Desenho Industrial.


Com o propósito de gerar impacto social e preservação ambiental a partir de produtos de design, Flavia encontra na floresta Amazônica sua principal matéria-prima, a borracha nativa colorida. Toda a produção da borracha utilizada nas bolsas e acessórios da etiqueta é feita por comunidades seringueiras na floresta Amazônica, com o intuito de gerar mais renda e inclusão para mulheres e jovens na cadeia produtiva.

Foto: Flávia Amadeu, acervo pessoal


“As árvores seringueiras (Hevea brasiliensis) são nativas e estão espalhadas pela floresta, sendo produtivas por uma média de 50 anos”, explica a designer. “Ao viverem economicamente dos produtos nativos, cada família ribeirinha preserva em torno de 300 hectares de natureza, por isso, são considerados guardiões da floresta.”


Na linha Joias Orgânicas, Flavia explora qualidades inerentes à borracha, como elasticidade e resistência, além de seu alto impacto socioambiental. Seus best sellers são o Brinco Pena, com pino de ouro e penas coloridas que intercambiáveis, além da bolsa Valentim e da Pulseira Zig Zag, um clássico da coleção.

“O retorno econômico dessa borracha é superior a todos os outros tipos de borracha produzidos localmente, habilitando a manufatura de numerosos artefatos locais, que podem aumentar ainda mais a renda familiar”, conta ela. Seu trabalho já recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Muda em 2020, maior prêmio de design sustentável do Brasil e o Green Product Award, da Alemanha, em 2019. Nas diversas mostras internacionais destaca-se a exposição Fashioned from Nature, no Victoria & Albert Museum de Londres em 2018.


Suas peças integraram o desfile de Ronaldo Fraga na São Paulo Fashion Week (2019), a exposição Fashion Innovation na Semana de Art Basel de Miami (2018) e a Semana de Design de Milão (2012).


Fonte:Elle

91 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page