top of page

Estamparia Digital: Qualidade e Meio ambiente

A tecnologia de Estamparia Digital surgiu na década de 70, mas foi apenas no início do século XXI que seu uso se estendeu e a produção começou a ser ampliada.


Apesar de ser uma técnica relativamente nova, atualmente a estamparia digital é uma das ferramentas mais utilizadas no mercado moderno.


A estamparia digital sai em vantagem em relação às outras técnicas de estamparia por vários fatores, dentre eles: rotina de trabalho mais prática, menos perda de matéria-prima, processo mais sustentável e maior liberdade de criação.


A estamparia digital se divide em várias tecnologias, nesse post abordaremos as principais.



Sublimação


O processo de sublimação se dá pela passagem direta do corante em estado sólido para o gasoso, devido à alta temperatura aplicada e a pressão exercida pelo maquinário. Nesse momento, as tintas penetram em cada fibra do tecido.


Assim como todo processo, a sublimação tem vantagens e desvantagens, as principais são:

É barato, de fácil acesso por conta da variedade de empresas que oferecem o serviço, a produção é rápida e proporciona cores vivas. Por outro lado, só é possível extrair o melhor da técnica em tecidos de fibra sintética pura. Em tecidos mistos (desde de que a mistura das fibras obtenha um percentual maior de fibra sintética) não é possível obter uma cor em alta qualidade.


Impressão Direta no tecido


Se comparado à sublimação, o processo de Impressão Direta é mais complexo e mais caro, pois trabalha com as fibras naturais como a seda e o algodão. As fibras naturais necessitam de pré-tratamento para receber melhor a tinta e pós-tratamento para melhorar a ancoragem da tinta.


Tais procedimentos utilizam muita água e um maquinário específico. Não somente para o processo de produção das peças como também para o descarte correto dos resíduos gerados pela produção.


Existem tintas específicas para cada tipo de tecido usado na Impressão Direta, são elas:


Pigmentada: Usada para estampar algodão ou mistura de algodão com poliéster.


Reativa: Usada na estampa de tecidos à base de celulose.


Ácida: Utilizada para estampar seda, poliamida, nylon e lã.


Dispersa: Utilizada na estampa de poliéster.


Impressão Digital


A Impressão Digital é considerada a mais abrangente pois pode ser usada em diversas fibras, tanto sintéticas como naturais.


A técnica acontece através de uma impressora especial, que funciona como uma impressora convencional, porém no lugar do papel é usado o tecido.


Além de mais abrangente, a técnica possui vários benefícios, dentre eles destacamos a possibilidade de reproduzir as cores e detalhes com muito mais qualidade.


Outro detalhe importante é a maior liberdade de criação, pois a técnica pode ser usada em uma variedade enorme de tecidos.


Além disso, seu impacto ao meio ambiente é quase nulo, tornando-a a técnica mais próxima do ecologicamente correto.


As Estampas Digitais podem ser encontradas em vários nichos do mercado, como tecidos para decoração, linha automobilística, roupas esportivas, tecidos laminados entre outros.


Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Comente abaixo e compartilhe com os amigos!

393 visualizações0 comentário
Moda de rua

Não quer perder nenhuma postagem?

Deixe seu e-mail aqui!

© 2018 by Jade Britto

bottom of page