Sabemos que ainda existe uma dificuldade muito grande na identificação dos tecidos e suas aplicações, conhecer sua origem e suas principais características é fundamental para fazer a escolha certa. Por isso, decidimos compartilhar o nosso Glossário Têxtil.
Acompanhe as atualizações do Glossário no nosso site por e-mail ou instagram.
J
JACQUARD: Tecido cujo nome deriva de Joseph Marie Jacquard, o francês que inventou o aparelho que possibilita ligamentos praticamente independentes para cada fio de urdume, resultando em desenhos grandes, detalhados e com grande combinação de cores.
JAVANESA: Tecido em ligamento tela, com fio de filamento de Viscose no urdume e fio de Viscose fiado na trama, muito usado em moda feminina.
JEANS: denominamos jeans um estilo de confecção criado a partir do Denim, caracterizado pela estrutura reforçada evidenciando rebites e costuras duplas, por exemplo.
JERSEY: Tecido de malha leve e de ligamento simples, muito usado para lingerie.
JUTA: Nome genérico de vários tecidos produzidos com fios de juta.
L
LÃ: Fibra natural, animal, proveniente da tosquia de ovelhas e carneiros. A lã é utilizada desde a idade da pedra, evoluindo de uma fibra grosseira na antiguidade para uma fibra nobre, pela seleção de raças de animais produtores.
LAISE: Tecido leve de algodão, com aplicação de bordados. Originário da França.
LAMÊ: Tecido brilhante originário da França, fabricado com fio de seda ou de filamentos químicos, usado para moda feminina e carnaval.
LAWN: Tecido fino e suave de algodão penteado, assemelha-se a uma Cambraia. Originário da cidade francesa de Lyon.
LINHO: fibra natural vegetal, proveniente do caule da planta de mesmo nome, é provavelmente a primeira fibra natural utilizada pelo homem para usos têxteis.
LYCRA: Fibra DuPont Sudamerica S/A: fibra sintética, elástica, resistente à abrasão e com excelentes propriedades de extensão e retração.
LONA: Tecido de algodão muito pesado e fechado, com ou sem acabamento impermeabilizante, usado para encerados, barracas, etc.
LONITA: Tecido consistente de algodão liso ou xadrez, usado para jaquetas, capas, etc.
M
MADRAS: Tecido originário de Madras, na Índia, tem efeito xadrez com listras de varias larguras em cores vivas.
MAQUINETADO: Nome genérico de diversos tecidos com ligamentos trabalhados de grande rapport, produzidos em teares com Maquineta.
MARQUISETTE: Tecido de cortina leve e transparente.
MATELASSÊ: Tecido com efeito em alto relevo, dando uma aparência de acolchoado. Normalmente emprega-se uma trama especial de enchimento, que dá o toque fofo característico.
MEIA MALHA (JERSEY): Estrutura mais simples de uma malha. As camisetas da linha World da Hering possuem este tecido e, quando aliadas ao elastano, proporcionam ao artigo um ótimo caimento, maior durabilidade e possuem a capacidade de moldarem-se ao corpo em seus movimentos.
MELÀNGE: Fio 100% algodão, onde a característica mescla é obtida no processo de fiação, com o tingimento da pluma do algodão.
MELTON: Tecido bastante fechado e felpudo originário da cidade de Melton, Inglaterra, produzido com fio de lã cardada, usado em roupas de inverno.
MICROFIBRA: O nome Microfibra é concedido a fios sintéticos que são formados por filamentos extremamente finos. Estes filamentos podem ser 60 vezes mais finos que um fio de cabelo e 10.000 filamentos de microfibra podem pesar menos que 1 grama. Os artigos de malha produzidos com Microfibras possuem como características o toque sedoso, vestem muito bem, encolhimento da peça extremamente baixo, alta resistência, baixo abarrotamento e bom isolamento quanto a vento e frio. As microfibras podem ser de poliéster, poliamida (nylon), acrílico ou viscose.
MICRO MODAL: Fibra composta de 100% da mais pura celulose (o liocel). Micro Modal corresponde a todas exigências humanas e ecológicas e é produzida exclusivamente a partir de celulose tratada sem cloro. Micro Modal não contém concentrações de substâncias nocivas, é livre de pesticidas e não causa irritações cutâneas. Tecido de alta maciez, brilho, caimento e transpira quase 5% da umidade. Na coleção, a fibra é utilizada juntamente com o algodão para elaborar malhas para os artigos underwear, uma vez que provoca a sensação de conforto e maciez altíssimos para um vestuário íntimo e que fica em contato constante com a pele humana.
MOLETOM: Estrutura de malha que tem o entrelaçamento feito de tal forma que os fios da malha, no interior, fiquem “flutuantes”, ou seja, aliado a um processo de peluciagem ele oferece maior aquecimento do corpo não deixando que o calor se transporte para fora do corpo.
MORIM: Tecido de algodão cardado, de construção leve, muito usado para forro.
MUSSELINE: Tecido originário de Mawsil, Turquia, muito leve e transparente, produzido com fio de seda ou de filamentos químicos, com alta torção.