top of page

Glossário Têxtil: N, O e P


Sabemos que ainda existe uma dificuldade muito grande na identificação dos tecidos e suas aplicações, conhecer sua origem e suas principais características é fundamental para fazer a escolha certa. Por isso, decidimos compartilhar o nosso Glossário Têxtil.


Acompanhe as atualizações do Glossário no nosso site por e-mail ou instagram.


N


NINHO DE ABELHA: Tecido com aparência de colméia em relevo. Também conhecido com favo de mel. Originário da França (Nid d'abeilles), é conhecido em inglês como Waffle ou Honeycomb.


NYLON: Termo aplicado para um produto de origem sintética largamente utilizado em fibras têxteis, que se caracteriza pela sua grande resistência, tenacidade, brilho e elasticidade. Foi desenvolvido nos anos 30 e hoje Nylon é o nome dado a toda uma família de fios e fibras sintéticas, chamadas poliamidas.

O


OTOMANO: Tecido originário da Turquia, caracteriza-se por nervuras acentuadas no sentido da trama.


OXFORD: Tecido de construção de tela sendo um fio tinto e um fio cru no entrelaçamento da trama e do urdume, deixando um aspecto na camisa de duas cores (sendo o fundo branco).


OXFORDINE: Variação do tecido Oxford, leve, de algodão e produzido com fio branco no urdume e tinto na trama, usado em camisaria.

P


PATCHWORK: Tecido resultante da emenda de pequenos retalhos de vários tipos, com cores e estampas contrastantes, de aspecto similar à "colcha de retalhos".


PANAMÁ: Nome fantasia para tecido em construção de tela 1 x 1 em 100% algodão.


PELE DE PÊSSEGO: Tecido produzido geralmente com poliamida, cuja face sofreu uma escovagem, imitando a maciez da casca do pêssego.


PELÚCIA: Tecido de veludo felpudo, com pelugem de fibras químicas muito compridas, imitando o pelo de animais.


PERCAL: Tecido leve de algodão puro ou misto, geralmente estampado, com ligamento tela, muito usado para lençóis. Originário da Pérsia.


PERCALINE: Tecido percal engomado.


PIEDE-DE-COQ: Tecido semelhante ao Pied-de-Poule, porém com efeitos geométricos maior.


PIED-DE-POULE: Tecido em quadriculado geométrico, imitando os dedos dos pés de galinhas.


PIQUÊ: Originário da França, significa picado. Apresenta saliências na forma de pequenos losangos uniformemente distribuídos pela superfície do tecido.


PLISSADO: Tecido sintético ou misto, submetido a formação de vincos pelo calor, resultando em efeito característico. Conhecido também como Plissê, nome francês.


PLISSÊ: Veja Plissado.

POLIÉSTER: Nome genérico de vários tecidos produzidos com fios de Poliéster.


PONGEE: Tecido de seda crua com aspecto irregular, originário da China, que significa 'tear doméstico".


POPELINE: tecido de construção de tela com um fio de algodão de menor qualidade que o algodão penteado mercerizado.


PRÍNCIPE DE GALES: Tecido para vestimenta, em lã ou outras fibras, com ligamento sarja e motivos xadrezes elegantes.


28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page