Mais revolucionário que o próprio silício, o Grafeno é o material do futuro, vem trazendo inovação em diversos setores, dentre eles o setor têxtil.
Foto: The Science Channel
Mas afinal, o que é o Grafeno e por que ele é tão importante?
O Grafeno é composto basicamente por uma folha plana de átomos de carbono. Ele é obtido a partir do grafite, o mesmo usado nos lápis e lapiseiras.
Imagine uma estrutura hexagonal, como um favo de mel. Esse é o formato do Grafeno, porém infinitamente mais fino, visto que ele possui apenas um átomo de espessura.
Surgimento
Apesar de ter sido descoberto em 1947, o Grafeno é um material relativamente novo, visto que ele só se tornou realidade em 2004.
Ele foi estudado por diversos cientistas, físicos e químicos mas os responsáveis por de fato trazê-lo ao mundo através de pesquisas e experimentos foram os físicos Andre Geim e Konstantin Novoselov. Após inúmeros testes, os físicos conseguiram isolar o átomo de grafite, encontrando assim o Grafeno da forma mais simples possível: com uma fita adesiva!
Desde então o material tem sido o foco de inúmeras pesquisas. O Brasil inclusive, inaugurou o Primeiro Centro de Pesquisas em Grafeno da América Latina, o MackGraphe.
Aplicações
A seguir, veremos como esse elemento pode inovar a indústria têxtil
O Grafeno possui diversas propriedades que possibilitam a criação de tecidos cada vez mais inteligentes.
Foto: Volebak
Sua excelente condutividade térmica por exemplo pode ser utilizada nos trajes dos atletas, como forma de transportar o calor para fora do corpo, garantindo assim uma performance melhor.
Atualmente, o cobre é o material mais usado como condutor elétrico, entretanto o Grafeno é muito mais eficiente, pois seus elétrons se movem incrivelmente mais rápido. Graças a isso é possível produzir tecidos que mudam de cor com a aplicação de eletricidade.
Foto: Reuters
Além disso, o Grafeno poderá substituir as fibras de poliéster e nylon, devido a sua leveza.
Outro benefício é sua citotoxicidade para as bactérias, o que pode proteger as pessoas contra doenças transmitidas por bactérias. Nesse sentido, a incorporação do Grafeno será extremamente útil em ambientes hospitalares, prevenindo a propagação de infecções bacterianas.
Essas são apenas algumas das infinitas utilidades do Grafeno na Indústria Têxtil.
Observamos que tanto do ponto de vista técnico, proporcionando inúmeras utilidades, quanto no design trazendo vida às roupas e tornando-as cada vez mais inteligentes, o Grafeno é capaz de inovar completamente a indústria têxtil.
Autora da Pesquisa
Bárbara Chaves Lisbôa, aluna da Universidade FUMEC, cursando design de moda. Monitora de desenho livre I, participando dos projetos, de extensão: Achiote revista eletrônica de moda, da profesta Vanessa Madrona Moreira Salles, e pesquisa: Autos de devassa: Reprodução da indumentária dos inconfidentes, do professor Antonio Fernando Batista dos Santos. Trabalho apresentado da matéria de fibras fios e têxteis do professor Ney Róblis Versiani Costa.
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida?
Comente abaixo e compartilhe com os amigos!