top of page

Indústria têxtil encontra no Cânhamo uma solução para os danos ambientais

Atualizado: 11 de mai. de 2022


Não se fala em outro assunto na área têxtil que não seja o Cânhamo. A fibra natural, amada ou odiada, traz novos questionamentos e soluções para os danos ambientais causados pela indústria, além de sua beleza e durabilidade.


O Cânhamo é altamente versátil e utilizado em inúmeros produtos como roupas, acessórios, calçados, móveis e até decoração de casa. Pertencente a linha dos artigos ecologicamente corretos, sua cultura produz muito mais do que o algodão e o eucalipto, utilizando uma quantidade pequena de insumos agrícolas para o plantio quando comparado com outras culturas.


Os vestuários feitos do tecido de cânhamo resistem a condições nocivas do meio ambiente e possuem alta durabilidade, apresentam proteção contra raios ultravioleta e tem uma propriedade chamada termodinâmica que deixa a roupa ou calçado fresco no verão e quente no inverno. O visual natural e rústico é característico das fibras do cânhamo, o tecido fica mais macio com a cada lavagem e pode ser misturado com as fibras do algodão, seda, lã, poliéster, etc. Seu aspecto se assemelha ao Linho, rústico e exuberante.

Sua fibra é utilizada industrialmente em mais de 30 nações incluindo Canadá, Japão e países da Europa; sendo a Itália e a China os dois maiores produtores no mudo todo. A fibra que compõe o fio de muitos produtos é proveniente da França, onde a União Europeia legalizou e autorizou o plantio, inclusive com subsídio ao linho de cânhamo. O cânhamo tem o nome científico de Cannabis ruderallis, diferente da Cannabis sativa (maconha), não contém substâncias psicoativas como o THC. Existe, ainda, outra espécie, Cannabis indicans, utilizada pela medicina homeopática.


O cânhamo tem origem nas fibras do caule da planta de Cannabis ruderallis, que são processados para dissolver a goma ou a pectina encontrada na mesma. A fibra é então separada e novamente transformada. Após o tratamento, as fibras são tecidas em fios finos e compridos.

Foto: Camisa de Cânhamo lançada pela marca Reserva (RJ)


CARACTERÍSTICAS DO TECIDO DE CÂNHAMO

  • Forte e Durável

  • Brilhoso

  • Absorvente

  • Trata-se facilmente com corante

  • Fica mais suave com cada lavagem

  • É termodinâmico

  • Resistente a raios UV

  • Excelente isolante

  • Mistura-se facilmente com outros tecidos

O tecido é ecológico e pode ser encontrado em empresas brasileiras, como por exemplo as indústrias Vicunha e Canatiba que incluíram a mistura da fibra nos jeans.

44 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page