top of page

Marca Uai Soul conquista o Brasil ao apresentar seu "mineirês"

  • Foto do escritor: Versi
    Versi
  • 15 de ago. de 2022
  • 4 min de leitura

Quem conhece Minas Gerais não esquece jamais! Motivo de tanto orgulho, o estado é conhecido pela receptividade, queijos, cafés, grandes artistas e suas belezas naturais. Tanta inspiração fez com que nascesse a marca Uai Soul no Sul de Minas com alcances em todo o país!


A Uai Soul é uma marca mineira fundada em 2014 na cidade de Três Corações, idealizada pela empreendedora e designer Camila Ferreira. Com atendimento presencial e e-commerce, a marca aposta em estampas com dizeres "mineirês", referências à natureza, grandes artistas como Milton Nascimento e o Clube da Esquina, rotas históricas do estado, culinária, arquitetura e muito mais!


Natural da cidade de Três Corações no Sul de Minas, Camila cursou Administração de Empresas na UninCor (Universidade Vale do Rio Verde), concluiu sua pós-graduação em Marketing pela UNOPAR de Alfenas e se especializou em Design de Bolsas no SENAI Modatec de Belo Horizonte.


Na matéria de hoje, Camila conta sobre os processos de criação da marca, desafios e dicas para quem pensa em seguir o caminho do empreendedorismo na moda.

Foto: Equipe Uai Soul na cidade de Ouro Preto (MG), Camila Ferreira veste preto.


Como iniciou a sua relação com a confecção de peças?

Fui apresentada para uma costureira em Três Corações por uma tia de uma prima, que trabalhou durante 15 anos na marca Animale, no Rio de Janeiro. Ali percebi que precisava me especializar em modelagem para passar exatamente o que queria sobre minhas criações e como seria o gerenciamento das produções de bolsas, como: melhores fornecedores, tecidos ideais, estamparia, modelagem, etc.


Quais foram os primeiros passos para a criação da marca?

O projeto inicial foi em 2013, quando concluí minha pós Graduação em Marketing, em 03 de julho 2014 meu site estava no ar como loja, onde ali começou de fato. Trabalhei com a Uai Soul em paralelo como Social Media para entender a fundo sobre o mundo do Marketing na prática. Em 2015 comecei a produzir as primeiras bolsas de mão, pois minha maior vontade desde de o início, era que a Uai Soul fosse de fato uma marca. Em 2017 fizemos as primeiras estampas exclusivas e fui pra Belo Horizonte fazer meu curso de design de bolsas, e em 2019 conseguimos o registro da nossa marca, onde iniciou nosso rebrand e não parei mais de produzir meus próprios produtos.


Quais foram os maiores desafios enfrentados durante o processo?

Foram 5 anos desafiadores. Sempre tive a Uai Soul paralelo ao meu projeto de consultoria de marketing para ter uma renda fixa e investir no meus estudos. Foram 5 anos de experiências com atendimento, plataformas, pessoas, cursos… Morei sozinha em Belo Horizonte e tive meu escritório de e-commerce e de consultoria home office até me especializar. Nunca fui de família rica, então tive que trabalhar full time em dois projetos que precisavam de mim. Há 3 anos larguei a consultoria e saiu o registro da minha marca. Convidei meus irmãos para serem meus sócios. Ali eu sabia que ou era a hora de recomeçar de vez ou parar de vez e trabalhar na área que eu especializei, que é marketing. Mas eu sabia no fundo que a Uai Soul nunca foi um projeto de desistência, por isso ela está aí até hoje e permanecerá, se depender de mim e da minha família.


Como você interpreta a mineiridade e a importância de “vestir a camisa”?

A gente usa um texto em nosso site e sempre que eu o leio, sinto um incrível pertencimento e

que realmente nos representa diariamente:


“De uma cultura peculiar, inerente por manifestações religiosas tradicionais, Minas é um estado de riquezas naturais e particulares. Suas potencialidades em dar aconchego, acompanhado de café com pão de queijo, e mesa farta de uma culinária singular. Minas Gerais é alma. A essência está presente em cada expressão e gesto hospitaleiro. É estar num lugar e querer ficar. É não precisar olhar no relógio pra ver que horas são. É acompanhar o por do sol entre as montanhas e ficar tranquilo quando se vê que já tá tarde. A alma mineira se conecta com o design e com ele, infinitas possibilidades.”


Esse ano a marca comemora seu oitavo aniversário, quais conselhos você daria para aqueles que sonham em empreender dentro do mercado de moda?

Dentro desses 8 anos, os melhores conselhos que dou é:

- Jamais deixe sua empresa, sua criação, e sua essência partir do externo. Seja o protagonista de suas escolhas. Foque no que você quer pra sua vida e como você gostaria de se ver daqui pra frente. Só você sabe da importância dos seus sonhos e desejos. Você é unicamente responsável por eles.

- Busque e aceite ajuda sempre. Ouvir pessoas do ramo (não dicas, somente conselhos), estar conectado com histórias reais, ajuda você a não se sentir perdido. Estar perdido às vezes é normal.

- Cuide de sua saúde mental. Se puder e quando puder, financeiramente, procure terapia. Foi a melhor decisão que fiz há 3 anos e meio.

- Registre sua marca desde que ela seja somente um projeto. É um processo demorado. Eu registrei quando eu já tinha meu site e entraram pedindo registro do mesmo nome 1 ano depois, que foi bem complicado. Se o nome já existe na mesma área, muda de nome, é melhor, vai por mim.


Para acompanhar o trabalho desenvolvido pela Camila Ferreira, siga o seu IG clicando aqui! Para visitar o site de compras da Uai Soul, clique aqui!

Comments


Moda de rua

Não quer perder nenhuma postagem?

Deixe seu e-mail aqui!

© 2018 by Jade Britto

bottom of page