A Moda, assim como outros temas, é contextualizada por histórias culturais, sociais, políticas, regiões geográficas, espaço e tempo. Sendo assim, o assunto merece ser estudado e compreendido por quem se interessa pela área, mercado e principalmente pela criação. Para contribuir com sua pesquisa e leitura sobre o assunto, listamos algumas obras importantes para quem pretende adquirir um acervo!
8. Moda com Propósito: Manifesto pela grande virada
Em um mundo cada vez mais conectado, a moda ganhou força e conquistou espaço na vida das pessoas; agora estamos cheios de produtos e sempre queremos mais. Nos últimos anos, porém, essa ansiedade gerada pelo consumismo tem deixado a sociedade e o meio ambiente esgotados, a promessa de que a compra traz felicidade claramente não vale mais. No entanto, muitas marcas continuam buscando o lucro através da compra desenfreada. Questionador, André Carvalhal reflete sobre essas contradições para apresentar aquilo que deveria nortear todas as marcas da atualidade: o fazer com propósito. Mirando muito além da venda e do marketing, ele nos mostra como é necessário entender certos valores ― como sustentabilidade, comércio justo, consciência social e cultural ― para ser capaz de inovar e empreender com sucesso. Assim como é preciso aprender a viver com menos, pensar nas consequências de se buscar sempre o mais barato e refletir no impacto social de cada ação — e isso vale também para os consumidores.
9. A Roupa e a Moda - uma História Concisa
Obra que já se tornou um clássico, A roupa e a moda: uma história concisa apresenta de forma breve e compreensiva as principais etapas da evolução - sobretudo em termos de desenho e de materiais - do vestuário no mundo ocidental, desde a invenção da agulha na pré-história, há cerca de quarenta mil anos, até a atual revolução do prêt-à-porter e do jeans . Escrita por um dos maiores especialistas ingleses na história das roupas e trazendo 322 ilustrações, este estudo também é uma fascinante exploração dos temas subjacentes ao universo da moda, assim como das relações deste com as mudanças das sociedades e dos costumes.
10. A Moda Imita a Vida - Como Construir Uma Marca De Moda
Na moda ou na vida estamos sempre buscando o nosso espaço. "Quem somos?", "onde estamos?", "para onde vamos?". O questionamento é o ponto central da nossa existência, como se tudo precisasse ser revelado no campo da racionalidade para existir . Quando se trata da construção de uma marca, descobrir o que fazer tem muito a ver com descobrir quem a marca é. Muitas vezes as respostas já existem e estão esperando para serem descobertas. Com jeitinho de "auto-ajuda", mas sem a menor intenção de trazer receitas ou respostas milagrosas, este livro tem o objetivo de gerar insights sobre caminhos de construção e manutenção de uma marca de moda, através do seu auto-conhecimento. "A moda imita a vida" apresenta uma narrativa em torno de entrevistas com alguns dos principais profissionais do nosso mercado sobre identidade, imagem, posicionamento e ações, além de um guia para ajudar no autoconhecimento da marca.
11. A moda e seu papel social: Classe, Gênero e Identidade das Roupas
Nesse livro, um histórico das relações que mediaram a criação e as transformações no uso da moda mostra como sua função de indicar status social foi gradativamente alterada nas sociedades contemporâneas para a de fator de construção da identidade do indivíduo. As discussões histórica e sociológica desenvolvidas serão de grande interesse para os estudiosos da cultura, que encontrarão elementos para compreender os complexos mecanismos que definem a aprovação e a adoção de determinada aparência por membros de um grupo.
12. Coolhunters: Caçadores de Tendências na Moda
O que é e o que não é cool no século XXI? Quem dita as tendências e onde elas nascem? Para encontrar o cool, é necessário saber o que e onde procurar. Daí nasce a figura do coolhunter, que deve ser capaz de encontrar uma boa ideia escondida em uma simplicidade cotidiana e estar sempre atento às informações que mais atingem as pessoas, em qualquer meio, sejam as novas tecnologias de consumo, a internet, o movimento juvenil ou a cultura pop. A partir da experiência da autora, esse livro discute como as grandes empresas, que precisam de permanente atualização, requerem os serviços desses visionários.
Para acessar o "Moda Também é Leitura Part.1" basta clicar aqui!
Comentarios