top of page

Mônica Debortoli - Da industria à sala de aula: A visão realista da desginer multifacetada que transforma o ensino de Moda online.

A crescente oferta de cursos online sobre moda reflete a democratização do ensino e a facilidade de acesso ao conhecimento. No entanto, essa tendência também levanta preocupações sobre a banalização da educação na área. Muitas dessas plataformas prometem formar especialistas em tempo recorde, com promessas de sucesso rápido e garantido, mas entregam conteúdos superficiais e pouco aplicáveis à prática real do mercado. Esse fenômeno cria expectativas irreais nos alunos e desvaloriza a profissão, substituindo o aprendizado profundo e estruturado por soluções imediatistas e fórmulas genéricas.


Por este e muitos outros motivos, trouxemos uma entrevista exclusiva de Mônica Debortoli, fundadora do Fashion Pro Instituto, uma profissional que transmite troca de informações e conhecimentos muito relevantes em todos os setores do mercado, de forma extremamente cuidadosa e precisa. Bacharel em Design de Moda, técnica em Confecção Industrial do Vestuário e especialista em Gestão de Produção e Negócios da Moda, Mônica também já atuou como Gerente de Produção para grandes marcas e como professora de Moda no SENAC-MG e UNIBH, onde desenvolveu metodologias publicadas pela Editora Técnica do Brasil.



Como empresária no setor de alfaiataria feminina teve a oportunidade de vestir personalidades da TV, além de receber premiações em concursos de moda e participar de programas de rádio e TV para discutir empreendedorismo na moda. Diante a tantas bagagens inspiradoras, convidados a designer para responder algumas perguntas.


Em qual momento da vida você percebeu que seu lugar de atuação profissional seria na moda?


Sou apaixonada por moda desde a infância, sempre tive no meu coração essa trajetória profissional em minha vida. 


O que é e como funciona o Fashion Pro Instituto de Moda?


O Fashion Pro nasceu de um desejo capacitar e inspirar pessoas apaixonadas por moda a realizarem seus sonhos de ter um negócio próprio e de sucesso. Oferecendo ensino de qualidade e compatível com a realidade do mercado, “sem falsas promessas”. Ofereço uma comunicação educativa sobre moda através de nossos conteúdos diários nas redes sociais e capacitação profissional através de cursos on-line e mentorias individuais.


Quais são os pontos principais do seu trabalho que o torna tão relevante no mercado?


Tenho mais de 20 anos de formação e atuação na área da moda, desde o início, trabalhei em praticamente todas funções de uma indústria de moda começando como caixa de loja, vendedora, costureira, modelista, setor de corte, acabamentos, gerente de produção. Como empresária no setor de alfaiataria feminina fiz roupas sobmedida e com coleções de moda para o varejo do mesmo nicho. Já fiz noivas, uniformes executivos, consultoria de imagem, fui professora... enfim foram tantas atuações que me permitiram aprender para que hoje eu pudesse ter conhecimento e experiência que tenho. 

Olhando para minha trajetória vejo o quanto foi educativo para minha careira passar por tantas funções pois pude experienciar de forma única aquilo que em nenhum curso acadêmico pude aprender.



Em termos de sustentabilidade ecológica e social, qual sua expectativa para o futuro do mercado de moda nacional?


Ao meu olhar, a sustentabilidade não é mais uma tendência ela é uma obrigação da humanidade. E a reciclagem têxtil a melhor solução para esse ecossistema e depois os investimentos em novas fibras ecológicas e tecnológicas.  

Vejo que a moda no Brasil está passando por uma grande mudança, as empresas precisam ressignificar seus produtos e tratativas humanas e social. Não podemos conviver mais com esse estereótipo negativos da moda.

A fabricação de moda no Brasil ainda é muito artesanal, principalmente no estado de Minas Gerais. Com a mão de obra cada dia mais escassa é preciso de novos investimentos em tecnologias maquinarias para uma produção mais eficaz. 


Cite 5 razões que provam que moda é mais do que um movimento estético.


Ao meu ver, a roupa é uma necessidade básica do ser humano, todos os dias nos alimentamos e nos vestimos. Ela é um fenômeno complexo que envolve muitos aspectos:


  1. Proteção ao corpo humano

  2. Aspectos sociais

  3. Aspectos cultural 

  4. Aspectos econômico

  5. Aspectos psicológico  


 De qual maneira você gosta de pesquisar, estudar e se inspirar para criar seus conteúdos e materiais didáticos?


Uso a técnica Rapport para inspirar e realizar as pesquisas e estudos. Me coloco no lugar de quem atua em cada cargo e ou função. Como tive a oportunidade de experienciar varias etapas da moda me coloco em cada uma dessas funções analisando as dores do setor e como resolvê-las, cada etapa tem algo a ser melhorado.


Você percebe a modernidade e a rápida propagação de mudanças no mercado de consumo de moda como um desafio motivador ou um desafio enfraquecedor para quem empreende e produz na área?


A moda nunca vai retroceder, por isso é tão importante a aliança entre a Sustentabilidade e a Tecnologia. O ser humano tem desejo ardente pelo que é novo, por isso a reciclagem têxtil é tão importante. "Somos filhos do Criador por isso somos tão criativos”. Também vejo um grande crescimento para marcas que investem em pequenos nichos de mercado, pois mesmo com essa quantidade de oferta de moda ainda existem enumeras pessoas que tem dificuldade de encontrar algo para vestir.


Qual dica você daria para um empreendedor do ramo de moda que se sente perdido e estagnado diante a tantas novidades de mercado, comunicação e tecnológicas?


Ter capacitação constante, é preciso que os empresários desenvolvam novas ideias e soluções, tornando seus negócios mais competitivos.  Ao adquirir novos conhecimentos, os empresários podem tomar decisões mais estratégicas e assertivas.


E o maior erro de um empreendedor de moda é criar algo que satisfaz o seu gosto pessoal e ao seu ego. Quando a empresa de moda conhece seu cliente e tem um foco em atender as expectativas e sanar as necessidades de seu público alvo ele gera um relacionamento e fidelização com o cliente, deste modo, ele não precisa se preocupar com a estagnação e a competividade do mercado.  

Ou seja, capacitação constante e foco no cliente. 




Conheça melhor o trabalho de Mônica Debortoli através do instagram @fashionpro_instituto no link abaixo: https://www.instagram.com/fashionpro_instituto?igsh=aXBldmYza20zZmEy

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page