top of page

O charmoso Denim Vintage de Isabela Albertini

O Denim é um assunto que abordamos sempre em nosso site, as peças estão cada vez mais ligadas à tecnologia e aos fios desenvolvidos para uma melhor adaptação do tecido ao corpo, ainda assim sobra muito espaço para o bom e pesado 100% CO.

Foto: Juliana Figueroa


Formada em Design de Moda na Univerisade FUMEC em Belo Horizonte (MG), a designer Isabela Albertini apresentou sua coleção Underground no 29 Fumec Forma Moda que aconteceu no espaço A Central.


Isabela é Estilista na Cedro Têxtil, umas das maiores indústrias têxteis do Brasil, e foi desse trabalho que seu amor pelo jeans cresceu ainda mais. A designer conta que a ideia para a coleção surgiu através do seu interesse histórico: o surgimento do tecido, sua relação com a Segunda Guerra Mundial, o Jazz e o Blues, Nova York, Califórnia e os Beatniks (movimento sociocultural nos anos 50 e princípios dos anos 60 que subscreveram um estilo de vida antimaterialista, na sequência da 2.ª Guerra Mundial).

Foto: Isabela Albertini por Juliana Figueroa


"O primeiro passo foi desenvolver a parte teórica que sustentaria a ideia da coleção. Foram feitas pesquisas em diversos livros de literatura, livros de estudos específicos, artigos e sites confiáveis. Tendo isso pronto, segui com a parte prática que era desenvolver uma coleção de três looks inspirados no meu tema. Cada detalhe de cada peça foi pensado para que transmitisse o vintage dos anos 50 de forma não literal, mas sim uma releitura moderna e usual", explica Isabela sobre seu processo de construção da coleção.


A escolha dos tecidos teve como critério o tingimento utilizado, suas características estéticas e sua composição. Ambos os tecidos foram fabricados pela Cedro Têxtil, tingidos de puro índigo mas com diferença na porcentagem de algodão na composição. "Um é mais pesado e na sua composição tem um pouco de elastano, o que traz a modernidade para a coleção. O outro é um tecido de camisaria mais leve, porém 100% algodão. O denim de antigamente era muito pesado e sem nenhum conforto. Hoje em dia as pessoas querem conforto no jeans, porém com o mesmo aspecto vintage", finaliza a designer.

Foto: Juliana Figueroa


Para desenvolver as modelagens, Isabela se inspirou nos uniformes dos mineradores americanos antes mesmo de se tornar objeto de moda. Os bolsos cargos, que hoje são tendência eram detalhes importantes nas peças dos trabalhadores, serviam de apoio para guardar suas ferramentas e demais acessórios de trabalho.


"A modelagem vintage remete tanto a esse início do jeans quanto a ele nos anos 50, quando começou a ser usado como objeto de moda. As peças não são ajustadas ao corpo, mas todas possuem cintura marcada, detalhe importante nas peças femininas desta década. As duas tonalidades de cores foram pensadas para dar contraste nas peças."

Foto: Juliana Figueroa


A designer diz não pretender dar seguimento na coleção de forma comercial no momento, mas faz parte dos seus planos futuros investir em uma marca com foco em Denim Vintage. Para conhecer mais sobre o trabalho de Isabela Albertini você pode acessar sua página no Instagram @belaalbertini.



Matéria: Carina Fonsc


62 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page