Quando pensamos em algodão, logo nos vem a imagem de um material natural macio e branco, mas as variações não param por aí. Muitas das espécies de algodões coloridos nativos já foram encontradas em escavações no Peru e no Paquistão há mais de 4.500 anos.
O algodão colorido natural possui fibras curtas e fracas que não permitem serem usadas na fabricação de fios e de tecidos. Por conta disso, os pesquisadores da Embrapa Algodão pesquisaram e trabalharam para melhorar a sua resistência e aumentar o comprimento de suas fibras. Esse tipo de trabalho se chama melhoramento genético do algodão colorido.
De acordo com o analista da Embrapa Algodão, Waltemilton Cartaxo, quando algum pé de algodão apresentava-se colorido, era colhido separadamente e avaliado, passando a compor o banco de germoplasma da Embrapa. No início da pesquisa, as fibras coloridas foram avaliadas conforme suas características tecnológicas e sua produtividade, mas infelizmente foi constatado que essas fibras não tinham resistência, o que impossibilitava o seu processamento têxtil. Em vista disso, os pesquisadores começaram a verificar quais seriam os genes responsáveis pela cor da fibra e também pela sua resistência e, a partir disso, iniciaram os melhoramentos genéticos convencionais, desenvolvendo cinco padrões de algodão colorido, todos resistentes e adequados aos mais modernos e exigentes processos têxteis.
O algodão colorido é muito importante porque, como já dissemos, suas fibras nascem coloridas na natureza. Assim, não há necessidade de se tingir os fios ou os tecidos que com elas fabricamos. Não havendo tingimento, não há uso de corantes e ainda economizamos uma imensa quantidade de água fervente utilizada nas grandes caldeiras onde os fios do algodão são cozidos.
Além disso deixamos de usar gás, ou outro combustível, para esquentar as caldeiras e não precisamos de tratar o caldo colorido, formado pela mistura da água e do corante, que é um resíduo poluente para o meio ambiente. Além disso, por não ter corantes o algodão colorido é hipoalergênico: o que significa que as roupas fabricadas com ele são ideais para o uso de pessoas alérgicas.
O principal local onde estão sendo cultivadas essas variedades de algodão é no sertão da Paraíba, no Nordeste brasileiro. Em Campina Grande, na Paraíba, foi formada uma cooperativa (Coopnatural) que administra toda a cadeia produtiva do algodão colorido, desde seu plantio até o produto final, sendo que o algodão colorido é importante fonte geradora de renda para muitas famílias.
Comments