Foto: Take "A Voz Suprema do Blues)
A 93.ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, ou Oscar 2021, será apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e homenageará os melhores filmes lançados entre 1 de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. A cerimônia, marcada para o dia 25 de abril, será presencial, mas, por causa da pandemia do coronavírus, a transmissão ao vivo acontecerá através de diversas plataformas.
O prêmio de melhor figurino é um dos mais esperados pelos entusiastas da moda na cerimônia do Oscar. Mas quem está por trás dos looks que vemos nos filmes? Neste ano, cinco figurinistas concorrem à estatueta pelos longas Emma, Mank, Mulan, Pinóquio e A voz suprema do blues
EMMA
O filme "Emma", baseado no livro da escritora britânica Jane Austen, mostra um pouco dos costumes da Inglaterra do século 19 e conta a história da jovem e rica Emma Woodhouse, papel de Anya Taylor-Joy. Durante a divulgação do filme, a figurinista britânica Alexandra Byrne, que venceu o Oscar de Melhor Figurino em 2008 com filme "Elizabeth: The Golden Age", explicou suas inspirações: “Todo mundo pensa que esse período, início do século 19, é todo em sépia e desbotado. Mas não é! Usamos cores vibrantes pontualmente como o amarelo e laranja, que remetem a luz e brilho do sol. Visitamos muitos museus durante as pesquisas e cada peça incluída tem o objetivo de resgatar história e glamour da época”. As referências românticas e repletas de detalhes são fortes candidatas para levar a estatueta para casa!
A VOZ SUPREMA DO BLUES
Ann Roth, considerada uma lenda de Hollywood, chega ao Oscar como a preferida para levar o troféu de melhor figurino por "A voz suprema do blues". Aos 89 anos, ela assina o visual glamouroso de Ma Rainey, uma cantora negra de blues que fez sucesso nos Estados Unidos entre as décadas de 1920 e 1930, interpretada por Viola Davis. Mais que um estilo de música, o blues carrega um grande significado. As cores fortes e o brilho mostram a importância dessas personagens, tanto dentro quando fora da música - e refletem a personalidade e a força delas. "Normalmente Ma Rainey e sua aparência foram muito estereotipadas na história do cinema e na vida. A mulher negra é sempre morena, gorda, engraçada, pode cantar e realmente não é sexualizada de nenhuma maneira que é perigoso. Mas esse não é o meu entendimento de mulheres assim," explicou Roth. A figurinista colocou dentes de outro, recriou o famoso colar da cantora (feito de moedas douradas) e pensou na peruca de crina de cavalo, assim como a artista usava.
MANK
Dirigido por David Fincher, Mank concorre em 10 categorias o Oscar 2021. Faz sentido, já que a Academia gosta de filmes que acenam à Old Hollywood. O figurino ficou sob a responsabilidade de Trish Summerville, colaboradora de Fincher há 10 anos. O longa aborda a saga conflituosa de Herman J. Mankiewicz para roteirizar o filme "Cidadão Kane" e se passa entre os anos 1930 e 1940. Mank carrega uma atmosfera noir e foi gravado diretamente em preto e branco. Por isso, Summerville e Fincher testaram as cores das roupas usando filtros de celular, para garantir que tudo ficaria marcante nas telas. Por ser uma produção baseada na vida real, fotografias da época foram uma mão na roda durante a produção. O visual do protagonista Mank (Gary Oldman) se baseia em uma alfaiataria relaxada, mas são os vestidos extravagantes usados por Seyfried, Lily Collins e Tuppence Middleton que roubam a cena.
MULAN
A versão em live-action de Mulan, com direção de Niki Caro, pode até ter dividido opiniões entre os fãs e a crítica especializada. Em termos de figurino, pelo menos, a Disney fez valer o orçamento de 200 milhões de dólares. A figurinista Bina Daigeler criou looks baseados na indumentária da dinastia Tang, que inspirou o próprio enredo e o design de produção. O resultado entrega cores cheias vivas e marcantes. Um dos desafios foi criar peças funcionais para as cenas de batalha. Para facilitar os movimentos de Yifei Liu, intérprete da protagonista, a produção encapou couro em sneakers da grife Stella McCartney. Grande parte das armaduras foi feita com couro pintado, costurado com cordões do mesmo material, revelou a Variety. Várias versões com pesos e materiais diferentes foram usadas para se adequarem às particularidades de cada cena.
PINÓQUIO
O figurinista italiano Massimo Cantini Parrini baseou sua criação de figurino de Pinóquio em roupas dos séculos 18 e 19, consultando o seu próprio acervo. Um dos looks inspirados na coleção é o terninho vermelho escuro do protagonista Pinóquio (Federico Ielapi), assim como o vestido da Fada com Cabelo Turquesa (Marine Vacth). A adaptação do clássico tem direção do Matteo Garrone. A história do boneco de madeira que sonha em se tornar um “menino de verdade”, baseada no romance infantil de Carlo Collodi, ganhou pitadas mais sombrias sob o olhar de Garrone. A produção foi elogiada pela direção de arte do filme, bem como os penteados e a maquiagem. O figurino foi prestigiado em uma exposição no Museu Têxtil em Prato, na Itália.
Já escolheu o seu preferido? Os filmes estão disponíveis em plataformas como a Netflix e a Amazon Prime! Bom filme!
Comments