top of page

Première Vision Paris: Tendências de Tecidos Primavera-Verão 2025!

O Première Vision Primavera-Verão 2025, uma feira que está a evoluir cada vez mais com menos expositores italianos, mas com uma presença significativa de expositores japoneses, sul-coreanos, taiwaneses e chineses, bem como participantes turcos e portugueses. A última edição aconteceu em fevereiro de 2024 no Parc des Expositions de Paris e reuniu várias das principais tendência têxteis e de moda para o próximo ano.


A apresentação dos destaques da temporada é sempre organizada em torno de 3 fóruns:

  • O fórum geral com opções mais aspiracionais e expressivas.

  • O fórum de Strategic Sourcing (processo de desenvolvimento de canais de fornecimento ao menor custo total, não apenas ao menor preço de compra), mais pragmático, organizado por tipos de tecidos: camisas, alfaiataria, malhas, rendas, etc.

  • O fórum sustentável com uma abordagem didática para os desenvolvimentos em curso.


Esta edição contou com uma oferta abrangente de estoque morto - estoque de comércio que provavelmente nunca será vendido, muitas vezes porque está vencido, obsoleto, de baixa qualidade ou fora de temporada - , tornando-se num novo reflexo de Sourcing, com um espaço dedicado a tecidos de vários expositores, além de start-ups especializadas como Nona Source (criada pela LVMH), Adapta ( de peles e couros) , ou L'Atelier des Matières (uma iniciativa da Chanel).

A aposta da vez foi no artesanato, com o espaço “Maisons d’Exceptions” no qual foi dedicado aos saberes raros e sofisticados, contemporâneos e ancestrais, com cerca de vinte oficinas e artesãos, acessíveis mediante convite (bordados, adornos, acessórios; etc).


Em geral, depois de temporadas do Quiet Luxury e de fundamentos minimalistas, agora há um forte desejo por riqueza têxtil e decorações: tecidos texturizados, volumes, aparências artesanais, elementos gráficos gigantes e estéticas que remetem quase a fantasias ousadas.

Os materiais naturais continuam em destaque: linho, cânhamo, algodão regenerativo, lã… Há também um desenvolvimento de propostas têxteis misturadas com lã para coleções mais fora de estação, adaptando-se às variações climáticas de todo o mundo OS DESTAQUES DO FÓRUM SUSTENTÁVEL


Os têxteis continuam na sua profunda transformação em direção a caminhos alternativos aos recursos fósseis, à agricultura intensiva e aos processos químicos poluentes. A exposição enfatizou os desafios e os seguintes pontos:


Naturais virtuosos: Certificações que garantem práticas voltadas à conservação da água, à biodiversidade e à revitalização de terras. Origem e rastreabilidade das matérias-primas. Para a lã, a questão do bem-estar animal com fazendas que proíbem a mula. Sintéticos Renováveis: Reduzir a dependência de recursos fósseis através do desenvolvimento de polímeros baseados em resíduos agrícolas. Reduzindo a dispersão de micropartículas plásticas. Promover a reciclagem e a biodegradabilidade. Acabamento Virtuoso: A transformação visa reduzir o consumo de água, energia e produtos químicos, como já visto nos jeans sem água, com processos de tingimento em circuito fechado, com despoluição e reciclagem de água. Evolução dos corantes naturais que agora garantem estabilidade e reprodutibilidade da cor. No que diz respeito à ornamentação, estão surgindo iniciativas para reduzir a disseminação de materiais plásticos, como lantejoulas feitas de poliésteres reciclados. No domínio Outdoor, o desafio é eliminar os perfluorocarbonos (PFC) que impermeabilizam os têxteis, utilizando revestimentos e membranas de poliuretano derivados de recursos naturais renováveis ​​com biodegradabilidade acelerada; impregnação com ceras naturais ou óleos vegetais.


As inovações sustentáveis ​​incluem: Reciclagem de têxteis pré ou pós-consumo, em poliéster ou com fibras artificiais celulósicas de segunda geração, como Circulose®. Desenvolvimento de produtos da indústria agroalimentar, como a fiação de fibras de ananás ou de banana, ou a reciclagem química de resíduos de citrinos, óleo de linhaça ou cânhamo. Tecnologias emergentes, como o processo desenvolvido pela Spiber, produzem seu filamento Brewed Protein™ por meio de processos de fermentação exclusivos de ingredientes vegetais, semelhantes à fabricação de cerveja. A mais recente inovação sintética é desenvolvida pela Lanzatech. Este novo poliéster vem da captura de emissões de gases industriais das siderúrgicas.



TENDÊNCIAS DE TECIDO PRIMAVERA-VERÃO 2025


Todas os croquis apresentadas abaixo foram retirados dos livros de tendências Primavera-Verão 2025 exclusivos da Peclers Paris. Os especialistas da Peclers Paris identificaram quatro grandes tendências de tecidos para esta temporada e estamos revelando duas exclusivamente. A análise completa fica disponível na plataforma digital Peclers+ por meio de assinatura. NATURAIS SOFISTICADOS: Linho misturado com algodão e lã num espírito atemporal. Texturas secas e faux-unis - termo da moda que se refere a um tipo de tecido que, à primeira vista, parece ser de uma cor sólida, mas na verdade possui pequenas variações de tom ou textura - com um toque chique em vez de rústico.



SPECKLED & BUTTONED: Visual de um padrão de pintas ou manchas formadas na trama do tecido, enfatizando o efeito artesanal. Junto à presença de botões como forma de acabamento e enfeite das peças de roupa.


LINHOS URBANOS: Fluidificados através de misturas com Lyocell, seda ou viscose/rayon. Elevado com pesos mais leves e acabamentos brilhantes para um toque sofisticado.


PAISAGEM DE SONHOS TECNOLÓGICOS LUMINOSIDADES TÉCNICAS: Acabamentos iridescentes, translúcidos, perolados ou acetinados, as técnicas brincam com a luz. Sensação leve e de modernidade, com toque nítido ou toque mais fluido.

TEXTURAS 3D: Pregas, smocking, gofrados, waffling, fios flutuantes, matelassê e quaisquer outros efeitos de volume criando tecidos que parecem estar no meio de uma metamorfose de formas.


REFLEXOS ESPUMANTES: Véus iridescentes, superfícies brilhantes, lantejoulas peroladas, bordados de miçangas com inspirações aquáticas, trabalhados manuais com extrema precisão.






Fonte: Peclers Paris / Première Vision / WWD / Google Imagens

710 visualizações0 comentário
Moda de rua

Não quer perder nenhuma postagem?

Deixe seu e-mail aqui!

© 2018 by Jade Britto

bottom of page