Todos sabemos da importância das frutas na nossa alimentação e, consequentemente, para a nossa saúde. Mas e se elas também forem utilizadas para fabricar tecidos? Os resíduos agrícolas de frutas como banana, abacaxi, laranja, maracujá, coco, entre outras, podem ser convertidas em tecidos para vestuário, decoração, não-tecidos e outros usos industriais. Os abacaxis, por exemplo, são ricos em lignina e celulose. No fruto, apenas 52% é usado para fins comestíveis como sobremesas, geleias, sucos e compotas, e os restantes 48% são despejados como resíduos orgânicos.
Fibras extraídas do desperdício dos frutos do abacaxi podem ser misturados com algodão, poliéster ou seda para fazer tecidos com uma textura macia. Estas fibras são chamados de piña, que em espanhol significa abacaxi.
O desejo constante dos estilistas de projetar e produzir peças através materiais de moda inovadores e, principalmente, sustentáveis levou-os a descobrir o sofisticado tecido piña tradicional das Filipinas.
Feito a partir das folhas da variedade espanhola do abacaxi vermelho ou Ananas Bracteatus, o piña foi trazido nas Filipinas pelos espanhóis e com um decreto franciscano de 1580, o tecido foi incentivado, bem como bordados, para aperfeiçoar as habilidades e talentos dos nativos. A tecelagem do tecido atingiu o seu pico de perfeição no final do século XVIII, quando se tornou um dos mais procurados tecidos feitos à mão. Ele era conhecido por ser adequado para o clima tropical e oferecia uma suavidade mais refinada durante a era do romantismo.
Apesar de ter sido popular entre os aristocratas da época, o piña perdeu o brilho quando o tecido feito de algodão foi introduzido em meados da década de 1980. Assim, o tecido acabou morrendo por não foi capaz de competir com o tecido de algodão que é muito mais barato e apresenta características mais acessíveis ao mercado.
A fibra do abacaxi tem a textura mais delicada do que qualquer outra fibra vegetal. Ela possui cerca de 60 cm de comprimento, é branca, sedosa e brilhante como a seda, podendo ser facilmente tingida com corantes.
Abaixo apresentamos as características do tecido:
Possui um peso leve
Seu acabamento é semelhante ao linho
É naturalmente brilhante, com alta lustrosidade
Não precisa ser reforçado sinteticamente;
O material é macio e fino
Sua textura se compara a seda
É translúcido
Pode ser combinado com outras fibras
É lavável a mão
Comments