top of page

Quanto vale o meu produto? (Parte 1)

Atualizado: 18 de mai. de 2020

Aprenda como precificar um produto ou um serviço para o crescimento da sua empresa.


Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos novos designers no mercado é dar um preço ao seu produto, o conhecimento ofertado dentro das universidades não é o bastante quando precisamos por em prática a gestão do nosso negócio. Então, como devemos precificar um serviço ou um produto?


O preço de um serviço ou um produto é o fator determinante para o desenvolvimento da sua empresa e pelos resultados alcançados, uma má administração de preço pode gerar sérios prejuízos como o encerramento das atividades ou a falência.


Para conseguir absorver o assunto é preciso saber a diferença entre custos, despesas e perdas. Os custos correspondem aos gastos com a produção e podem ser fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. Todos os subsídios essenciais para a confecção de um produto fazem parte dessa categoria. Alguns exemplos são a mão-de-obra e a matéria-prima.


As despesas também são divididas entre fixas e variáveis, envolvem todos os gastos com a comercialização do produto. O dinheiro investido em campanhas de marketing é uma despesa, assim como o transporte, funcionários, aluguel, impostos e taxas tributárias.


São consideradas perdas as vendas que não foram feitas, algum valor que deixou de entrar no caixa ou qualquer outro tipo de prejuízo e imprevisto que possa ocorrer. Tudo deve ser somado no fim dos cálculos mensais ou anuais.


O lucro desejado deve condizer com a demanda dos consumidores, disponibilidade de estoque e média no mercado; a margem de lucro não precisa ser a mesma para produtos ou serviços distintos dentro de uma mesma empresa.




Para a formação do preço de venda, o objetivo definido para o lucro deve ser calculado em porcentagem, onde os mesmos percentuais incidem sobre os gastos totais com a produção/comercialização de uma unidade de produto ou serviço.


Cada percentual deve ser cuidadosamente pensado, são eles que definem o lucro da empresa. Nesse caso, a avaliação e pesquisa de mercado são necessárias para evitar valores discrepantes aos definidos pela concorrência.


Para aprender mais sobre custos e precificação, acompanhe a continuação da nossa matéria que sai na próxima segunda-feira, dia 11, aqui no nosso site Versi Têxtil.


62 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page