top of page

Quanto vale o meu produto? (Parte 2)

Aprenda como precificar um produto ou um serviço para o crescimento da sua empresa.


Na última matéria explicamos um pouco sobre o conceito de Precificação, a diferença entre Custos, Despesas e Perdas e a obtenção de Lucros. Seguimos nessa matéria ensinando os cálculos da margem de contribuição, custos envolvidos e lucros desejados (levando em consideração que estamos tratando de um período de pandemia onde a economia sofre com reajustes). Parece difícil, não é? Mas não tem mistério.

O cálculo baseado em margem de contribuição é o tipo mais recomendado para definir o preço estipulado dentro da empresa.

Margem de Contribuição = Valor de Venda – Custos e Despesas variáveis

Caso você queira os resultados em porcentagem, é só modificar a fórmula.

Margem de Contribuição = Valor de Venda / Custos e Despesas variáveis

Se você prefere fazer o seu planejamento de acordo com o seu lucro desejado, o cálculo também é feito por percentuais, seguindo a fórmula abaixo:

100% dos Preços das Vendas = Custo Inicial + Percentual das Despesas Fixas + Percentual do Lucro Desejado



Alguns cuidados devem ser tomados para a formação do preço final do produto. Preços muito abaixo do mercado podem parecer superficialmente atrativos para o consumidor final, no entanto não é possível cobrir os gastos da empresa, nem contar com lucros. Também é possível fazer com que uma porcentagem dos seus clientes tenham uma imagem negativa do seu produto, como acreditar que sua qualidade é baixa ou que seu material é inferior ao da concorrência.

Entretanto, preços muito elevados também assustam os consumidores. Mesmo que seu planejamento tenha sido criado para atingir o público AA ou A, o seu produto pode ser colocado em desvantagem caso o preço do seu concorrente não tenha tanta diferença, tanto no que diz respeito a qualidade quanto ao serviço.


Para finalizar, alguns lembretes:


1· Calcule com cautela sua margem de lucro, variando por produto ou serviço.

2· Os gastos da empresa precisam ser contabilizados como um todo, o balanço final deve levar em conta não só os ganhos, mas também os prejuízos.

3· Fique de olho nas variações de preço do mercado e da concorrência sempre que for atualizar o seu.

4· Sempre que possível, investir em softwear.

5· Amar o seu trabalho, ter prazer e determinação para não desistir da sua marca.

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page