Foto: Boohoo Reprodução
Sucesso nos anos 70, o Tie-Dye marcou uma geração de jovens inspirados pelo movimento hippie e a liberdade de identidade. As estampas que, até então, eram feitas através de práticas manuais, ganharam espaço no mercado fashion e hoje podem ser feitas através da estamparia digital.
Sua prática é milenar, o registro mais antigo da técnica vem do Peru há mais de 6 mil anos, além dos relatos encontrados no Egito, Japão, China e em países da África. O Tie--Dye tem como maior característica as formas espirais e cores vibrantes, mas também é possível adaptar uma nova estética minimalista e limpa dando preferência para os tons pastéis ou terrosos.
Dando seguimento em nossa matéria passada, o cunsultor têxtil Marcos Feres nos contou um pouco mais sobre essa tendência aplicada ao Denim. Confira!
Percebemos que o Tie-Dye voltou como uma forte tendência. É possível aplicar essa técnica no Denim?
Com certeza, existem alguns processos para ser fazer Tie-Dye industrialmente e artesanalmente.
De que forma o processo é feito em Denim?
De forma artesanal, a peça escolhida deve estar umedecida e amarrada da forma que for desejada (nós ou trança). A peça deve ser colocada dentro de um recipiente (panela ou bacia) junto do corante químico escolhido (corante químico para fibra natural ou corante natural como casca cebola,etc). Após 60 min aproximadamente, a peça deve ser lavada com água corrente e receber um fixador se tecidos. Deixe secar, de preferência, na sombra. O tecido deve apresentar composição de 100% algodão.
Foto: Versace Reprodução
O efeito varia de acordo com o tingimento utilizado em cada artigo?
Sim, pode acontecer reações diferentes de acordo com a gramatura de cada tecido, a quantidade de água ao umedecer e o tempo de exposição ao corante. A receita deve ser seguida a risca para não comprometer o resultado final.
Quais outras tendências estão previstas para o Denim?
Além do Tie-Dye temos o Denim Black (tingimento fiel ao preto), lavagens com tonalidades acinzentada e efeitos físicos localizados, detonados não tão acentuados, detalhes nos bolsos traseiros das peças e efeitos mais sutis e elegantes. Para o Denim de 5 OZ ao 7 OZ, lavagem mais clean como délavé ou amaciado.
Está preparado para customizar a sua própria peça? Para saber mais sobre o assunto, consulte o nosso contato via email e Instagram ou mande sua mensagem para o próprio Marcos Feres (marcos.feres55@hotmail.com).
Matéria: Carina Fonsc
Comments