Referência no mercado têxtil com especialização em Jeanswear, a Cedro Têxtil disponibiliza durante os tempos de pandemia conteúdos gratuitos sobre os processos de criação do Denim, desde a sua fiação até as técnicas de lavanderia utilizadas para enriquecer as peças finais.
A lavanderia é um setor indispensável na cadeia produtiva do Denim e pouco conhecida pelo público final, os consumidores de varejos e atacados. Para compartilhar os conhecimentos da área, selecionamos alguns processos físicos retirados do e-book da Cedro.
Foto: Reprodução Guia Jeanswear
Bigode:
Trata-se de um processo que utiliza uma lixa para desgastar a peça, pode ser feito manualmente ou através de um maquinário específico. A ideia é simular o desgaste natural devido ao uso prolongado. Por isso, é importante ter atenção à morfologia da peça ao escolher o local dos bigodes, à largura e ao espaço entre eles, além de avaliar o aspecto visual para evitar um bigode muito intenso e marcado, que retira a naturalidade do efeito. Comumente, são feitos atrás dos joelhos e abaixo dos bolsos da frente. As áreas mais desgastadas chamam muita atenção, assim, desgastes muito intensos podem desarmonizar a peça.
Foto: Reprodução Pompéia
Lixado:
Neste processo utiliza-se uma lixa para gerar desgaste no tecido, retirando o tingimento, como se estivesse “descascando” o fio. Normalmente, empregam-se as lixas 600 e 400, a primeira em tecidos mais finos e delicados e a segunda em tecidos mais robustos. A escolha da lixa deve ser baseada no desgaste a ser realizado no tecido. Por exemplo, em tecidos que marcam mais facilmente – como o nosso Klee – opte por uma lixa menos abrasiva e os mais robustos – como nosso Kazan – por uma mais abrasiva.
Foto: Reprodução Colcci
Puídos e Detonados:
Ambos os processos consistem em um rompimento do urdume para expor os fios da trama, que visam simular o aspecto vintage do uso prolongado da peça. Eles variam apenas em seu tamanho: os puídos são pequenos e localizados e os detonados são grandes.
Foto: Reprodução Amaro
Estiletado e Buracos:
São dois processos de rompimento do urdume e da trama, que geram rasgos na peça. O estiletado consiste em um corte horizontal e feito com estilete, normalmente aplicado nos joelhos. Já os buracos baseiam-se em rasgos grandes, feitos em diferentes locais da peça, em que uma parte do tecido é removida.
O Versi Têxtil selecionou alguns recortes mais conhecidos de lavanderia, mas outros processos físicos e químicos podem ser consultados pelas mídias da Cedro Têxtil Jeanswear! (@cedrojeanswear)
Comments